IFRN oferece curso de formação em análise exploratória de dados para servidores
O primeiro curso, voltado para aqueles que já têm familiaridade com programação, está com inscrições abertas até 3 de fevereiro.
27 de janeiro de 2025
A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Norte, em colaboração com a Diretoria de Educação e Tecnologias Educacionais do Campus Avançado Natal – Zona Leste, oferecerá em 2025 uma série de cursos de formação promovidos pela Coordenação de Pesquisa Educacional nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial (IA). O primeiro desses cursos será em análise exploratória de dados, destinado especificamente a servidores que possuem habilidades de programação. As aulas começam em 4 de fevereiro e as inscrições podem ser realizadas através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) .
O objetivo dessa iniciativa é fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia na instituição, além de atender às crescentes demandas do mundo do mercado e fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento interno. Essas ações servem não somente para adotar novas tecnologias, mas para promover uma mudança de mentalidade quanto ao uso ativo de mecanismos como a inteligência artificial, promovendo uma cultura de dados na organização.
Com foco na capacitação de professores, servidores técnicos e gestores, essa atualização de competências contribuirá para inovações pedagógicas e para o desenvolvimento de novas funcionalidades no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), apoiando a elaboração de planejamentos, conteúdos, atividades, despachos e análises de planilhas.
Estão programados cinco cursos, sendo eles: Análise Exploratória de Dados, Engenharia de Dados, Aprendizado de Máquina, Deep Learning e Letramento em Dados no Contexto Educacional.
Sobre o Curso de Análise Exploratória de Dados
O curso tem como objetivo introduzir técnicas de exploração de dados, análise estatística e visualização, essenciais para compreender padrões e comportamentos em diferentes conjuntos de dados. Utilizando o Python, o aluno irá aprender a descobrir padrões, entender comportamentos e identificar tendências a partir do estudo de dados práticos.
Com carga horária de 80 horas, o curso de formação será realizado na modalidade a distância (EaD) e será ministrado pelo professor Allan de Medeiros Martins, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As aulas terão início em 4 de fevereiro e os certificados serão emitidos para participantes que concluírem as atividades propostas.
É importante destacar que, para acompanhar as atividades do curso, os participantes devem possuir conhecimento intermediário em programação, especialmente em Python.
Inscrições
As inscrições estão abertas desde o dia 27 de dezembro e vão até as 23h59min do dia 3 de fevereiro. Os interessados devem acessar o SUAP através deste link https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao/1/6809/ e preencher os dados de identificação, a fim de selecionar o seu perfil de servidor e ser direcionado para a aba de inscrição.