Mês de março é marcado por programação dedicada às mulheres do IFRN/ZL
Evento em alusão ao dia internacional da mulher dá destaque às reivindicações das trabalhadoras no século XXI
13 de março de 2025
Nesta quarta-feira (12), o IFRN Campus Natal – Zona Leste promoveu o evento “Ser Mulher e a Pluralidade das Identidades de Gênero”, com uma programação voltada à saúde e ao bem-estar das mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
O evento foi dividido em dois turnos. Pela manhã, houve a palestra “Impacto da Atividade Física na Saúde da Mulher”, conduzida pela educadora física e fisioterapeuta Raquel Ferreira, que abordou os benefícios dos exercícios físicos para a saúde feminina.
Durante a atividade, a palestrante destacou que “o aumento da massa muscular traz diversos benefícios para o organismo, incluindo a melhora da memória, além de contribuir no combate à depressão”. Ela também ressaltou a importância de “olhar com mais amor para nós mesmas e inserir os exercícios físicos na rotina, não por status, mas como um ato de autocuidado”.
Ao longo do encontro, foram apresentadas orientações sobre práticas simples para fortalecimento da musculatura, circulação sanguínea e equilíbrio hormonal. A palestrante também enfatizou a relação entre atividade física e saúde cerebral, incluindo a regulação da glicemia e a conservação da memória.
Já pela tarde aconteceu a palestra “O que é ser mulher na contemporaneidade?” com a pesquisadora Andressa Morais, trazendo reflexões sobre identidade e diversidade de gênero.
“A palestra é uma discussão que está centrada sobre situar o conceito de mulher e gênero no tempo contemporâneo numa perspectiva teórico-crítica por meio das ciências humanas e nas diferentes experiências sobre o ser mulher. Ou seja, as suas pluralidades”, explicou a pesquisadora.
O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (NUGEDI), reforçando o compromisso da instituição com a valorização da saúde e do bem-estar das mulheres.
“A gente fica muito feliz de o Campus trazer aos servidores e alunos a discussão sobre a participação da mulher. Esta é a primeira ação do NUGEDI no Natal-Zona Leste”, explicou o Diretor-Geral do Campus, professor José Roberto, que também é integrante do Núcleo.
O NUGEDI é responsável por articular setores para transversalizar análises e promover a conscientização e equidade de gênero na instituição, visando superar exclusões sociais, estimular o respeito às diferenças, promover a diversidade e inclusão e combater preconceitos e discriminações, especialmente em relação à vida de mulheres e das populações LGBTQIAPN+, promovendo, sobretudo, a dignidade da vida humana.