IFRN participa de reunião técnico-acadêmica do Fórum de Coordenadores de IPES e Polos da UAB, em Brasília

Evento celebrou os 18 anos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) com foco na formação continuada e fortalecimento da educação a distância

Entre os dias 1º e 3 de abril de 2025, Brasília (DF) sediou a Reunião Técnico-Acadêmica do Fórum de Coordenadores de IPES e Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O encontro aconteceu na sede da Diretoria de Educação a Distância (DED) da CAPES, reunindo coordenadores de instituições públicas de ensino superior e representantes de polos de apoio presencial da UAB em todo o país.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) esteve representado pela professora Edneide Bezerra, coordenadora geral da UAB no IFRN, atualmente lotada na Diretoria Acadêmica (DIAC) do Campus Natal – Zona Leste (IFRN/ZL).

Coordenadora da UAB pelo IFRN/ZL, Edneide Bezerra (Centro), apresentou as ações do instituto em relação aos alunos matriculados nos cursos na modalidade EaD (Foto: Cedida)

A reunião teve como principais objetivos:

  • Promover a formação continuada dos profissionais do Programa UAB;
  • Qualificar a atuação de coordenadores por meio de oficinas e orientações técnico-acadêmicas da DED/CAPES;
  • Apresentar e discutir programas estratégicos relacionados à gestão e à qualidade da oferta educacional;
  • Estimular a troca de experiências e o fortalecimento dos coletivos ForUABs, grupos de articulação e boas práticas entre coordenadores.

“A reunião técnica acadêmica foi um momento de muita troca e a gente fez uma apresentação sobre a nossa atuação e os nossos protocolos. A nossa explanação foi recebida com bastante elogio”, celebrou Edneide Bezerra, coordenadora da UAB pelo IFRN/ZL. 

O evento também celebrou os 18 anos de atuação do Programa UAB, criado para democratizar o acesso ao ensino superior público e de qualidade por meio da educação a distância, com apoio de polos estruturados em municípios de todas as regiões do país.

A professora Edneide destacou a importância do momento para a integração entre os coordenadores e o fortalecimento do Programa UAB. “Esses encontros são fundamentais para alinhar diretrizes, compartilhar experiências exitosas e construir soluções conjuntas que impactam positivamente a formação superior de milhares de estudantes em todo o Brasil”, afirmou.