Refletir e Compartilhar: Diálogos sobre Pesquisas do PPGEP foi tema do III Simpósio Docência e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional 

O debate aconteceu no auditório 3 do Campus Natal - Zona Leste do IFRN e fez parte das ações do segundo dia do simpósio. 

O debate sobre a pós-graduação em práticas pedagógicas foi o principal tema do segundo dia do III Simpósio Docência e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional, que aconteceu nesta quinta-feira (10), no Auditório 3 do Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL). 

O evento faz parte do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) e tem como principal objetivo contribuir para a elevação da qualidade social da educação ofertada pelos institutos profissionalizantes. 

A atividade do primeiro dia contou com a qualificação da tese do aluno de doutorado Artur Fabiano Araújo de Albuquerque, cujo tema era “Relações entre Arte-Música e Educação Profissional: um estudo sobre a representação social de professores de ensino médio do IFRN Campus Jucurutu.”. 

Depois da qualificação, houve o início dos painéis temáticos do simpósio, cujo primeiro tema foram as ações de internacionalização do PPGEP/IFRN e incluiu a participação de estudantes portugueses e colombianos. A mestranda Wendy Tatiana Tabares Narvaez estava na mesa, discutindo a internacionalização da ciência e também o andamento de sua pesquisa, que fala aborda os contextos das escolas bilíngues na Colômbia. 

“É uma grande experiência ter essa possibilidade de intercâmbio. Além de obter conhecimento, interagir com outros povos, é uma grande oportunidade para compartilhar a realidade do meu país, a Colômbia, no contexto educativo do ensino bilíngue, permitindo também fazer uma conexão com o Brasil, justamente aqui no IFRN”, disse a estudante.

No início da tarde, houve o debate sobre as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação, com a participação dos professores do programa. A docente Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares comentou que esta parte do simpósio foi o momento de enaltecer as pessoas que fazem parte do PPGEP e foi fruto de um grande desejo de mostrar as ações, prestar contas do serviço público e, por fim, exibir as propostas de trabalho. 

Durante o bate-papo, os coordenadores das três linhas de pesquisa do PPGEP relataram o repertório de atividades e os diferenciais de suas pesquisas.  “O que a gente espera com isso é conquistar pessoas, para que elas venham fazer os próximos processos seletivos”, comentou a docente. 

Por fim, houve o debate sobre a Produção de Conhecimento em Formação Docente e Práticas Pedagógicas no PPGEP, com as professoras Ilane Ferreira Cavalcante, Ana Lúcia Sarmento Henrique e José Mateus do Nascimento. 

As atividades continuam até o dia 11 de abril

A programação dos dois eventos vai até a sexta-feira (11) e sua organização faz parte do Projeto de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento, coordenado pelo PPGEP/IFRN em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e com a Universidade de Buenos Aires (Argentina).

O conteúdo também vai estar no canal do YouTube do IFRN Zona Leste, possibilitando o acesso ao conhecimento sobre a participação de pessoas trans no ensino brasileiro e de outros países.