Conferência sobre gênero e setores profissionais encerra o III Simpósio Docência e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional no IFRN/ZL

O professor Jacques Gleyse realizou uma reflexão acerca dos estereótipos acerca da questão de gênero.

Na manhã desta sexta-feira (11) houve o encerramento do III Simpósio Docência e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional, com a conferência “Gênero e setores profissionais: representações estereotipadas que precisam ser mudadas” com o professor Prof. Dr. Jacques Gleyse (Universidade de Montpellier/França). 

A conferência aconteceu no auditório 3 do Campus Natal-Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 

O docente é doutor em Ciências da Educação pela Université Paris X – Nanterre e habilitado a dirigir pesquisas em letras e ciências humanas, além de ser professor visitante de universidades de diversos países, inclusive do Brasil. 

Além da sua conferência, ele lançou o seu livro “E a carne se fez verbo: diálogos sobre a educação do corpo”, feito em parceria com o professor Avelino Aldo de Lima Neto, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, responsável pelo evento.

“O evento cumpriu seus objetivos de discutir sobre diversidade, inclusão e formação humana integral por meio das conferências, mesas e debates. A presença dos professores Juan Cornejo (Chile), Rosa Elena (Equador), Anahí Guelman (Argentina) e Jacques Gleyse (França) simboliza o crescimento e a consolidação das redes internacionais do IFRN, muito especialmente com a América Latina”, disse Avelino Neto.

O III Simpósio Docência e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional e a II Jornada Diversidade em Contextos Educativo fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento, coordenado pelo PPGEP/IFRN em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e com a Universidade de Buenos Aires (Argentina).

Para a professora Ilane Ferreira Cavalcante, organizadora do simpósio, o evento consolidou-se como um espaço de destaque para o debate sobre diversidade, inclusão e formação humana. Realizado em formato híbrido, o evento foi organizado pela Linha 2 do PPGEP, com apoio do Campus Natal-Zona Leste, e contou com a participação de quase 200 pessoas, entre presenciais e online, oriundas de diversos estados do país.

“Tivemos quase 200 inscritos participando presencialmente e online, com pessoas de estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Paraíba, Pará e Distrito Federal. Isso mostra o reconhecimento significativo do IFRN e do PPGEP como espaços de reflexão e pesquisa sobre a educação profissional no Brasil”, destacou a professora Ilane Ferreira Cavalcante, vice-coordenadora do PPGEP.

O conteúdo dos três dias está no canal do YouTube do IFRN Zona Leste, possibilitando o acesso ao conhecimento sobre a participação de pessoas trans no ensino brasileiro e de outros países.