Curso de Engenharia de Dados online é ofertado para servidores do IFRN

O programa busca capacitar profissionais no gerenciamento de grandes volumes de dados e as inscrições podem ser feitas até 12 de maio.

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) em parceria com a Coordenação de Pesquisa Educacional e Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (COPEDU/PRODES) juntamente com a Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (DEAD) do Campus Natal-Zona Leste do IFRN está ofertando o curso na modalidade de educação a distância voltado para Engenharia de Dados.

O programa é destinado aos servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), os quais podem se inscrever até dia 12 de maio através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

A Engenharia de Dados é uma área dentro da Tecnologia da Informação que coleta, organiza e armazena dados de maneira que os transformem em informações úteis e acionáveis. A partir disso, este curso tem o objetivo de capacitar servidores no uso de ferramentas e técnicas essenciais para o processamento e gerenciamento eficiente de grandes volumes de dados.

O coordenador da COPEDU/PRODES, Thiago Medeiros, explicou que as empresas e instituições públicas brasileiras ainda carecem muito de estratégias para consumo, manipulação e disposição de informações de modo organizado.

“A gente vai aprender várias ferramentas utilizadas no mercado de trabalho. De fato, é no mundo do trabalho que a gente vai conseguir pegar esses dados, trabalhá-los e manipulá-los. Assim, vamos poder armazenar, consumir e transformar essas informações justamente para dar subsídios para criar modelos, estatísticas e visualizações para o suporte poder tomar decisões.” afirmou Medeiros sobre a relevância do curso.

Sobre o curso

Durante o programa, os participantes vão desenvolver habilidades como planejar e configurar a estrutura necessária para projetos de engenharia de dados, processar grandes volumes de informações com ferramentas como Hadoop e Spark, criar pipelines de dados e trabalhar com transmissão em tempo real usando o Apache Kafka. Também aprenderão a automatizar e organizar fluxos de trabalho com o Apache Airflow. Todo o conteúdo será aplicado na prática em um bootcamp final, no qual os servidores irão desenvolver um projeto real para consolidar o que foi aprendido.

Por isso, é importante que o servidor tenha conhecimentos prévios em programação com Python.

As aulas do curso serão ministradas pelo professor Carlos Viegas do Departamento de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DCA/UFRN), de forma totalmente online com momentos assíncronos e alguns encontros síncronos nas manhãs de sexta-feira para esclarecimento de dúvidas.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente por meio do SUAP ou clicando neste link. Os servidores interessados podem se inscrever a partir de 9 de abril até às 23h59min do dia 12 de maio.

As aulas estarão disponíveis a partir de 14 de abril e os momentos síncronos terão início no dia 9 de maio.