Formação reúne tutores da UAB para início do semestre letivo no IFRN-ZL

Programação ocorreu nos dias 24 e 25 de julho com oficinas, apresentações e rodas de conversa sobre práticas pedagógicas e diretrizes da EAD

Na manhã desta quinta-feira (24), o Campus Natal – Zona Leste do IFRN sediou a formação semestral destinada aos tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A atividade integra a programação da Semana Pedagógica do Campus e segue até a sexta-feira (25), com oficinas, apresentações e rodas de conversa sobre o papel dos tutores, o novo marco regulatório da EAD e estratégias de acompanhamento dos alunos.

A abertura do evento foi realizada por Gueidson Pessoa, representante da Coordenação UAB/IFRN. Em seguida, Adda Kesia Barbalho da Silva e Pablo Pereira, coordenadores de tutoria, deram continuidade ao momento, apresentando as diretrizes e os objetivos da formação. “Nosso principal objetivo é apresentar aos novos e antigos tutores o funcionamento da coordenação de tutoria e reforçar que eles não estão sozinhos no processo. Eles são orientados e acompanhados de perto pela equipe, inclusive em questões relacionadas ao Moodle e à interação com os alunos”, explicou Adda.

A coordenadora destacou ainda que cerca de 50 tutores estão participando desta edição. “Tivemos 48 inscritos e mais alguns que sinalizaram ausência por motivos diversos. É um número expressivo que mostra o envolvimento da equipe com a proposta formativa”, disse.

Para Adda, a formação tem um papel fundamental na valorização do trabalho dos tutores. “Queremos que eles vejam sua atuação como parte de um processo de construção do conhecimento. Estamos incentivando que produzam relatos de experiência e resumos expandidos para registrar sua prática pedagógica e deixar um legado para os próximos tutores”, concluiu.

A programação seguiu ao longo da quinta-feira com a oficina “Ferramenta Khan Academy”, conduzida pelo professor João Saturnino. 

A Khan Academy é uma plataforma educacional gratuita e online que oferece aulas em vídeo, exercícios interativos e materiais de apoio em diversas áreas do conhecimento, como matemática, ciências, história, programação e finanças. Criada em 2008 por Salman Khan, a iniciativa começou com vídeos no YouTube e evoluiu para um ambiente completo de aprendizagem, acessível a estudantes, professores e autodidatas no mundo todo. O sistema permite que os usuários estudem no próprio ritmo e acompanhem seu desempenho, com recursos de gamificação como pontos e medalhas.

No Brasil, a plataforma está disponível em português e tem conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), graças à parceria com a Fundação Lemann. É amplamente utilizada em escolas públicas e particulares como ferramenta complementar de ensino. A Khan Academy se destaca por democratizar o acesso à educação de qualidade, oferecendo gratuitamente recursos que ajudam a desenvolver habilidades acadêmicas de forma prática e acessível.

Na sexta-feira (25), o foco da formação foram as diretrizes do Núcleo de Apoio ao Discente (NAD), no que se refere à mediação pedagógica.

IFRN ZL promove alinhamento pedagógico no segundo dia da formação da UAB

Na manhã desta sexta-feira (25), foi realizado o segundo e último dia do II Seminário Formativo de Mediadores Pedagógicos da UAB/IFRN-ZL, evento que integra a programação da Semana Pedagógica do Campus Natal-Zona Leste. A atividade, voltada para novos e antigos tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ocorreu no Museu de Minérios e teve como foco o fortalecimento do papel dos tutores nos cursos de graduação e especialização ofertados na modalidade a distância.

A abertura da manhã contou com uma apresentação conduzida pelas professoras Izabelle Faheina, coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Discente (NAD), e Alcione Azevedo, responsável pelo acompanhamento do curso de Licenciatura em Matemática e da especialização em Gestão Escolar. As falas destacaram as diretrizes pedagógicas para a atuação dos tutores e a importância do acolhimento e do acompanhamento no processo de ensino-aprendizagem.

“O tutor precisa compreender que, a partir de um feedback humanizado, ele promove o acolhimento e o vínculo pedagógico no ambiente virtual. O nosso foco é garantir que esse aluno se sinta realmente acompanhado”, destacou Izabelle. Já Alcione ressaltou que “fortalecer a escuta e a atuação pedagógica dos tutores é essencial para que a mediação no ensino a distância aconteça com sensibilidade e compromisso”.

Na sequência, os tutores receberam instruções específicas sobre o uso da plataforma Moodle, com orientações repassadas por Anderson Oliveira de Souza, técnico de laboratório, e Fabiano Faustino de Oliveira, especialista técnico em redes. O Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) amplamente utilizado na rede federal, permitindo o gerenciamento de cursos, atividades, fóruns e avaliações online. A formação reforçou boas práticas de acompanhamento, interação e uso das ferramentas pedagógicas disponíveis na plataforma.

A formação dos tutores da UAB ocorre de forma periódica e está prevista no planejamento anual da tutoria do IFRN. Para Izabelle Faheina, esse tipo de encontro é essencial para o fortalecimento da equipe. “É a formação que mostra ao tutor o quanto ele é parte de um todo. Cada um tem um papel essencial nessa construção coletiva que é a educação pública de qualidade”, concluiu.

A programação continuou no turno da tarde, com a apresentação das diretrizes do Núcleo de Educação Especial, conduzida pelos professores Cleunice Rodrigues e Gueidson Pessoa, e foi finalizada com a palestra “Mediação Pedagógica”, ministrada pela professora Dra. Emiliana Souza Soares. O encerramento contou com mais um momento de café pedagógico e integração entre os participantes.