Natal sediará Congresso Internacional de Direitos Humanos em dezembro
A proposta é fomentar articulações e redes que fortaleçam o debate no estado e estabeleçam parcerias também ao nível internacional.
06 de agosto de 2025
Entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2025, a cidade de Natal (RN) será palco de uma das discussões mais relevantes do cenário acadêmico e social: o 1º Congresso Internacional de Direitos Humanos. O evento acontecerá de forma presencial nos campi Natal-Zona Leste e Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), além de contar com atividades na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Em simultâneo, também haverá a quarta edição do seminário de Educação em Direitos Humanos.
O congresso é coorganizado pelas seguintes quatro instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Norte: IFRN, UFRN, Universidade Federal do Semiárido (UFERSA) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O tema central é a educação em direitos humanos em contextos de vulnerabilidades das democracias contemporâneas. A proposta é fomentar articulações e redes que fortaleçam o debate no estado e estabeleçam parcerias também em nível internacional.

Segundo o professor Avelino Neto, coordenador geral do congresso, esta é a primeira vez que as quatro instituições se unem para promover um evento internacional com foco na educação em direitos humanos. “A comissão organizadora também conta com membros de instituições de Portugal e da Costa Rica. Nosso objetivo é ampliar o alcance das discussões, promovendo intercâmbio de experiências e aprofundando a reflexão sobre direitos, cidadania e justiça social”, destacou o professor.
O congresso é voltado para pesquisadores, docentes, técnicos-administrativos, estudantes, movimentos sociais e membros da sociedade civil interessados na temática. A programação incluirá palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, com participação de convidados nacionais e internacionais.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis por meio do sistema SUAP.