Cultura gamer inspira projeto acadêmico no IFRN-ZL
Professor do Laica desenvolve jogo interativo que aproxima o IFRN de seus futuros estudantes
03 de setembro de 2025A cultura gamer, cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, vem ganhando espaço também na área educacional. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o professor Erick Bergamini, do Laboratório Allyson Amilcar Angelus (Laica), desenvolve o projeto “IFRN – O Jogo”, que utiliza elementos dos videogames para aproximar a instituição dos seus futuros estudantes e transformar o aprendizado em uma experiência lúdica e interativa.
Segundo o professor, os videogames deixaram de ser uma atividade restrita a crianças e adolescentes.
“Hoje, praticamente todo mundo joga algum videogame, no celular, nos consoles ou até no PC. Um dos maiores desafios da educação atualmente é competir diretamente com o vasto conteúdo de mídia disponibilizado na internet”, explica Bergamini.
O IFRN como uma aventura
O “IFRN – O Jogo” busca dialogar com esse universo. Construído em plataforma de RPG, o game funciona como um guia interativo, permitindo que futuros alunos explorem o campus, conheçam diretorias e projetos de forma imersiva.
“O legado pedagógico é desmistificar o ambiente acadêmico e inspirar os jovens a ver a ciência e a tecnologia como uma grande aventura”, afirma o professor.

Contribuição para a comunidade gamer
Além de fortalecer a relação dos estudantes com a instituição, o projeto também deixa uma contribuição para a comunidade gamer.
“O jogo mostra o potencial das ferramentas de desenvolvimento, como o RPG Maker, para ir além do entretenimento. É um exemplo de serious game que valoriza a narrativa e a exploração para fins educacionais”, ressalta.
Atualmente, o projeto encontra-se em fase de testes beta. O esqueleto e as missões principais já estão concluídos, restando somente refinar a jogabilidade, corrigir erros e adicionar os últimos detalhes a partir do feedback dos primeiros testadores.
Bergamini também reflete sobre sua própria trajetória acadêmica e o impacto dos jogos em sua carreira como docente e pesquisador:
“A persistência para superar um chefe difícil é a mesma que usamos para resolver um problema de pesquisa complexo. Além disso, a gestão de recursos em RPGs e a comunicação em jogos online são habilidades diretamente aplicáveis no gerenciamento de projetos e na colaboração acadêmica.”
O professor, para finalizar, defende a importância do jogo na pedagogia, sustentando que os professores deveriam adotá-los cada vez mais. “Não subestimem o poder pedagógico do que vocês amam. Tragam essa paixão para a sala de aula, experimentem, ‘gamifiquem’ seus conteúdos e mostrem aos alunos que aprender pode ser uma das jornadas mais épicas de todas”.