IFRN/ZL promove Ciclo Formativo sobre o impacto do Pibid na sociedade

No próximo dia 24 de setembro, o Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participará de um Ciclo Formativo com docentes e estudantes do PIBID.  O encontro vai estimular reflexões sobre o papel do programa na educação brasileira. Além disso, busca valorizar o intercâmbio de experiências e as ações que vêm sendo desenvolvidas no curso de licenciatura de Matemática do IFRN/ZL. A atividade conta com o apoio da Direção-Geral do Natal – Zona Leste e da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Com o tema “Muito além dos muros da escola: o Pibid e seu papel na sociedade”, a capacitação também visa promover reflexões sobre a atuação do Instituto nas escolas parceiras das redes estaduais e municipais. Ao todo serão quatro convidados que participarão no curso de formação no IFRN/ZL e auxiliarão a equipe a melhorar as ações do programa, que são:

  • Louize Gabriela Silva de Souza é pedagoga e professora do eixo didático-pedagógico do IFRN. É assessora de Permanência da Graduação na Pró-Reitoria de Ensino do IFRN e coordenadora institucional do Pibid.
  • Samira Fernandes Delgado é licenciada em Arte/Música pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), especialista em Educação de Jovens e Adultos e mestre em Educação pela UFRN. É professora no IFRN desde 2009, lotada no Campus Santa Cruz, onde foi diretora-geral por seis anos. Atualmente é pró-reitora de Extensão do IFRN.
  • Breno Trajano de Almeida é pedagogo e professor do eixo didático-pedagógico do IFRN. É assessor de Difusão na Pró-Reitoria de Extensão e também coordenador institucional do Pibid.
  • Gabriela Barbosa Bruno é engenheira civil, professora da área de instalações prediais. Foi coordenadora do Núcleo de Extensão e Prática Profissional (NEPP) no Campus São Gonçalo do Amarante e atualmente é assessora de Programas e Convênios vinculada à Pró-Reitoria de Extensão do IFRN.

Além do IFRN – Zona Leste, as atividades serão realizadas em nove datas, contemplando 16 campi do instituto. 

O Pibid é um programa vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é promover a iniciação à docência, inserindo os licenciandos no cotidiano das escolas, proporcionando-lhes a convivência com a cultura escolar e o acesso a experiências pedagógicas diversificadas que envolve ensino, pesquisa e extensão.

Tem se constituído como um programa exitoso no fortalecimento da formação de professores ao nível superior, além de contribuir para elevar a qualidade da educação básica pública no Brasil.

No IFRN, o Pibid está presente em todas as licenciaturas. Em números, são 23 subprojetos, distribuídos nos 15 campi, atendendo diretamente 664 bolsistas.