IFRN-Zona Leste recebe comissão nacional responsável pela implantação do Mestrado Profissional em Docência na EPT
Visita técnica destacou a infraestrutura da Educação a Distância e o papel do campus na coordenação nacional da oferta do curso
19 de setembro de 2025
Nesta quinta-feira (18), o Campus Avançado Natal–Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu a visita de uma comissão técnica responsável pela implantação do Mestrado Profissional em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (ProfDocenciaEPT). A iniciativa é coordenada pelo IFRN, em articulação com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), e envolve ainda a participação dos Institutos Federais do Sul-rio-grandense (IFSul), do Espírito Santo (IFES), de Brasília (IFB) e do Amazonas (IFAM).
O diretor-geral do IFRN/ZL, José Roberto Santos, destacou a relevância da visita para consolidar o papel do IFRN na coordenação nacional:
“Nosso campus vem mostrando, ao longo de quase 15 anos de existência, sua potência e experiência na Educação a Distância. Apresentamos à comissão toda a nossa infraestrutura, como estúdios, laboratórios, auditórios e sistemas que darão suporte à oferta do curso. O IFRN assumirá a coordenação geral dessa iniciativa, que contará também com os campi Canguaretama e Caicó”, explicou.
Representando a Setec/MEC, a professora Simone Medeiros, coordenadora de Projetos da Diretoria de Políticas e Regulação da EPT, ressaltou que o trabalho marca o início de um processo de implantação nacional:
“Estamos realizando reuniões com a Comissão Nacional, formada pelas cinco instituições parceiras e suas pró-reitorias de pós-graduação, inovação e pesquisa. O IFRN, com sua estrutura de Educação a Distância, é referência e terá papel central no suporte técnico e pedagógico dessa oferta”, afirmou.
Já o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFES, André Romero, enfatizou o impacto da iniciativa para a formação docente:
“Estamos discutindo estratégias para superar os desafios de uma oferta em rede, com instituições de diferentes regiões do país. Essa estrutura da DEAD do IFRN é fundamental, pois garante a acessibilidade, inclusão e qualidade. Começar com uma base como essa é, sem dúvida, começar com o pé direito”, destacou.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRN, Francinaide Nascimento, avaliou a agenda como exitosa:
“Trata-se da primeira reunião da comissão de implantação do ProfDocenciaEPT. Foi um diálogo profícuo com o Comitê Gestor da Reitoria do IFRN, em parceria com IFAM, IFB, IFES e IFSul, com apoio da Setec/MEC e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A presença das instituições no IFRN foi fundamental para estreitar o diálogo e permitir que os profissionais conhecessem a estrutura do campus sede do mestrado”.
Representantes presentes:
- IFRN: José Roberto Santos (Diretor-Geral do Campus Natal-Zona Leste), Claudia Pereira de Lima (Vice-Diretora do Campus Avançado Natal-Zona Leste), Francinaide de Lima Silva Nascimento (Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), Tito Matias Ferreira Junior (Diretor de Pós-Graduação), Anísia Karla de Lima Galvão (Assessora de Novos Cursos Lato e Stricto Sensu), Márcio Adriano de Azevedo (Presidente da Comissão), Cláudia Pereira de Lima Parente (Vice-presidente da Comissão), Albérico Canário (Diretor Acadêmico do Campus Avançado Natal-Zona Leste), e Wagner Oliveira (Diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Campus Avançado Natal–Zona Leste).
- Setec/MEC: Simone Medeiros.
- IFB: Ricardo Faustino Teles, Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues.
- IFAM: Deuzilene Marques Salazar, Francinete Soares Martins.
- IFSul: Luciana Neves Laponte, Maria Isabel Giusti Moreira.
- IFES: Jorge Henrique Gualandi, André Romero da Silva.