Alunos comentam a importância do Projeto Alvorada, finalista do Prêmio Espírito Público 2025

O Projeto Alvorada, coordenado nacionalmente pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN/MJSP), acaba de ser anunciado como um dos dois finalistas do Prêmio Espírito Público 2025 na categoria Segurança Pública.

Além do impacto institucional, o Projeto Alvorada é transformador na vida de seus participantes, principalmente do Campus Natal – Zona Leste do IFRN.

O estudante José Lucemberg de Lima Barbosa, 36 anos, enxerga a iniciativa um divisor de águas, principalmente ao acesso a uma educação pública de qualidade. “O Projeto Alvorada tem sido fundamental na minha trajetória, porque abriu portas que antes eu nem imaginava alcançar. Através dele, estou tendo acesso à educação gratuita e de qualidade, o que representa não só conhecimento técnico, mas também a chance de reconstruir minha história. Hoje tenho mais disciplina, novas perspectivas sobre o mercado de trabalho e mais confiança em mim mesmo. Para mim, o projeto significa um recomeço”, disse.

Já Sílvio Evandro, também de 36 anos, celebra as mudanças concretas após ter ingressado ao curso, como a oportunidade de estudar no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e, posteriormente, o direito de conquistar o tão sonhado diploma de graduação. 

“Ao vestir a farda do IFRN, passamos a ser reconhecidos como estudantes de uma instituição respeitada, o que nos dá identidade e dignidade. Graças ao Alvorada, consegui me matricular em um curso superior de Gestão Pública, algo que sempre sonhei e que hoje é realidade. Tudo começou através dessa oportunidade”, declarou.

O estudante Felipe Ribeiro Mascena, 30 anos, também destaca a transformação pessoal e acadêmica que conquistou:

 “Conheci o Projeto Alvorada através do Escritório Social de Natal, e desde então minha vida mudou bastante. Passei a ter mais disciplina e responsabilidade com os estudos, e até mesmo a administrar melhor minha própria vida. Nunca imaginei que poderia ingressar em uma instituição federal, mas o projeto abriu as portas não só para o curso de qualificação, como também para que eu conseguisse entrar em uma pós-graduação no IFRN. Para mim, o Alvorada é uma oportunidade de escrever uma nova história e superar os traumas do passado”.

Sobre o Projeto Alvorada

A iniciativa foi escolhida entre 857 projetos inscritos em todo o país. Após figurar entre os 28 semifinalistas, chega agora à etapa decisiva da premiação, sendo considerada uma das mais importantes de valorização do serviço público brasileiro e conta somente com dois concorrentes por categoria.

O Alvorada promove a inclusão educacional, produtiva e cidadã de pessoas egressas do sistema prisional e de seus familiares, reforçando sua relevância e impacto social.

No Rio Grande do Norte, o Campus Avançado Natal-Zona Leste do IFRN integra a execução da iniciativa, ofertando cursos de qualificação profissional nas áreas de Administração, Vendas e Empreendedorismo, alinhado às diretrizes da Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa (PNAPE).

“O reconhecimento do Projeto Alvorada no Prêmio Espírito Público fortalece as ações dessa rede, que já envolve mais de 20 instituições em todo o país. Estar entre os finalistas é motivo de orgulho e nos estimula a seguir mobilizados na inclusão social e produtiva de pessoas egressas”, destacou Edneide Bezerra, coordenadora pedagógica do projeto no IFRN-ZL.

Sobre o Prêmio Espírito Público

Criado pela organização filantrópica República.org, o Prêmio Espírito Público está em sua 7ª edição e reconhece projetos inovadores que geram impacto social. Os critérios de avaliação incluem diversidade, inclusão, integridade, metodologia e potencial de escalabilidade.

Na categoria Segurança Pública, são destacados projetos que fortalecem instituições, protegem direitos fundamentais e constroem comunidades mais seguras — com destaque para iniciativas voltadas à humanização, valorização profissional e inovação no sistema prisional.

O resultado será divulgado em novembro de 2025, durante a cerimônia nacional de premiação.