IFRN/ZL realiza Ciclo Formativo do PIBID com reflexões sobre a iniciação à docência
Evento reuniu bolsistas, supervisores e gestores para debater o papel do programa na formação de professores e no fortalecimento da educação básica.
25 de setembro de 2025
O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu, nesta quarta-feira (24), o Ciclo Formativo do PIBID Matemática 2025.2. A atividade reuniu bolsistas, supervisores, coordenadores e a gestão institucional para um dia de integração, apresentações culturais e debates sobre o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na sociedade.
Também contou com a conferência “Muito além dos muros da escola: o PIBID e seu papel na sociedade”, ministrada pela coordenação institucional do programa no IFRN/ZL, e uma palestra com a professora Samira Delgado, pró-reitora de Extensão, que fala sobre a importância dos Projetos de Extensão nas salas de aula.
O evento também contou com a presença do Breno Trajano de Almeida e Louize Gabriela de Silva de Souza, que são coordenadores institucionais do Pibid.
Ainda no turno da tarde, os bolsistas apresentaram os trabalhos desenvolvidos nos núcleos de atuação em escolas das redes estadual e municipal, como a EE Jerônimo Rosado, EE 4 de Março e IFRN Canguaretama.
De acordo com o professor Elton Medeiros, que leciona nos campi Natal – Central e Zona Leste, o Ciclo Formativo do PIBID Matemática teve como foco mostrar o que está sendo realizado nos núcleos escolares parceiros.
“O objetivo é apresentar as ações dos alunos junto aos professores supervisores. Eles estão desenvolvendo livros, projetos de pesquisa e extensão, além de vivenciarem a sala de aula desde os primeiros momentos do curso. É uma iniciação à docência completa”, destacou.
O professor ainda ressaltou a importância de eventos formativos como este promove a troca de experiências e a valorização do investimento público. “O PIBID contribui para diminuir a evasão nos cursos de licenciatura e fortalece a formação dos futuros professores.”
A pró-reitora de Extensão do IFRN, professora Samira Delgado, também enfatizou o papel do programa na permanência e no sucesso acadêmico dos licenciandos:
“O PIBID é um programa muito importante para a formação desses novos professores. Os nossos licenciados têm a oportunidade de já, durante o curso, vivenciar uma prática nas escolas em que atuam, e isso contribui não apenas para a permanência deles nas licenciaturas, mas também para o êxito na futura carreira docente.”
Intercâmbio e valorização da prática docente
O encontro reuniu bolsistas de diferentes polos, como Mossoró e Canguaretama, que apresentaram experiências desenvolvidas em suas escolas de atuação. Houve ainda sorteios, entrega de kits e momentos de confraternização, reforçando o caráter integrador do evento.
O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltada à iniciação à docência. No IFRN, está presente em todas as licenciaturas, com 23 subprojetos em 15 campi, envolvendo mais de 660 bolsistas.
Com ações que aproximam teoria e prática, o programa tem se consolidado como fundamental para a formação de professores e para a melhoria da qualidade da educação básica pública no país.