Estudantes do Projeto Alvorada conhecem a Incubadora Tecnológica do Campus Natal – Central
A visita tinha como a intenção de estimular os alunos a conhecer outras práticas de empreendedorismo.
02 de outubro de 2025
Na tarde desta terça-feira (30), quase 30 estudantes do Projeto Alvorada puderam conhecer as dependências do Campus Natal – Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O objetivo da visita foi conhecer Incubadora Tecnológica (ITNC), que tem 23 anos desde a sua fundação, sendo a primeira do estado e, por isso, já tendo bastante referência na área.
Conduzidos pelo professor Marilson Silvino, a visita tinha como a intenção de estimular os alunos a conhecer outras práticas de empreendedorismo, como a inscrição de sua empresa em um programa de incubação.
“É uma forma de explicar, na prática, aos alunos que existem possibilidades de serem feitas ações inovadoras de empreendedorismo a partir de projetos diferenciados.”, disse o docente.
A ITNC possui um programa de incubação voltado a empresas que possuem CNPJ e trazem alguma inovação: seja no processo de vendas, de produção ou outro. Durante a execução da atividade, que é aberta à comunidade externa ao IFRN, a empresa passa 36 meses recebendo orientação nas áreas de mercado, empreendedorismo, gestão e finanças.
Além disso, a Incubadora também conta, há 5 anos, com o Hotel de Projetos, programa de empreendedorismo voltado aos alunos do Campus Natal-Central, no qual são escolhidas ideias de novos negócios para serem acompanhadas.
Para concorrer às vagas, ofertadas por meio de um edital lançado anualmente, é necessário que os alunos estejam regularmente matriculados e inscrevam suas ideias, que passam por uma triagem.
A atividade dura de 5 a 6 meses, realizada em equipes com até 4 integrantes, podendo haver, também, um professor tutor. Claudine Carrilho, gestora da ITNC, contou aos alunos que o objetivo é proporcionar aos futuros empreendedores uma experiência prática e uma possibilidade futura de atuação na área.
Os estudantes também conheceram o Reciclamar, uma das empresas incubadas do INTC. Lá, eles puderam conhecer a oficina que fica dentro do Campus Natal – Central, conhecer os materiais que podem ser reciclados e dicas de como empreender, além de criar produtos criativos.
“São ações inovadoras que os alunos podem compreender com um pensamento crítico de que eles podem fazer diferente para colaborar, não somente para o desenvolvimento econômico, mas também para o desenvolvimento ambiental. São projetos que eles também podem realizar, enquanto profissionais, sejam como empreendedores ou atuando em uma empresa específica”, finalizou o professor.
Sobre o Projeto Alvorada
O Alvorada promove a inclusão educacional, produtiva e cidadã de pessoas egressas do sistema prisional e de seus familiares, reforçando sua relevância e impacto social.
No Rio Grande do Norte, o Campus Avançado Natal-Zona Leste do IFRN integra a execução da iniciativa, ofertando cursos de qualificação profissional nas áreas de Administração, Vendas e Empreendedorismo, alinhado às diretrizes da Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa (PNAPE).
Atualmente, o projeto é finalista da 7ª edição do Prêmio Espírito Público, criado pela organização filantrópica Republica.org. A stá em sua 7ª edição e reconhece projetos inovadores que geram impacto social. Os critérios de avaliação incluem diversidade, inclusão, integridade, metodologia e potencial de escalabilidade.
Na categoria Segurança Pública, são destacados projetos que fortalecem instituições, protegem direitos fundamentais e constroem comunidades mais seguras — com destaque para iniciativas voltadas à humanização, valorização profissional e inovação no sistema prisional.
O resultado será divulgado em novembro de 2025, durante a cerimônia nacional de premiação.