IFRN/ZL conversa com a comunidade para falar sobre seus projetos no Partage Norte Shopping 

Atividade faz parte do segundo dia da VII SECITEX, que acontece simultaneamente no Partage e no IFRN/ZN

As atividades do segundo dia da VII Edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (SECITEX) contaram, nesta quarta-feira (15), com a participação dos professores e alunos do Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) através das mais diferentes atividades. Além das atividades no Campus Zona Norte, o evento também acontece no Partage Norte Shopping. 

A professora Sílvia Mendonça, coordenadora do curso de Matemática do IFRN/ZL visitou o evento e contou suas impressões  sobre o evento como um todo. 

“Houve muita troca de experiências, muitas informações para alunos e professores, trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, além da mostra tecnológica. Foi um momento de trazer o conhecimento de vários pontos do nosso estado e do nosso IFRN, promovendo essa integração de aprendizado.”, comentou a professora. 

Neste segundo dia, o IFRN/ZL esteve presente por meio do estande do IFSOL, no qual foi divulgado a importância do Instituto para a economia solidária, que visa promover o associativismo, a autogestão e a equidade entre seus participantes.  Dentro do shopping, a comunidade pôde conhecer melhor os trabalhos publicados pela nossa instituição de ensino.

Além disso, o evento contou com a participação do Laboratório Allyson Amílcar Angelus (LAICA), que marca presença desde a primeira edição do evento. Durante as atividades, o laboratório mostrou alguns dos projetos que desenvolve, como o EmbarcaTech.    

O programa de capacitação mencionado acima é ofertado pela Softex em instituições de referência nacional.  O público-alvo são alunos de graduação e recém-formados nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase em sistemas embarcados. A proposta é preparar os participantes para desafios reais do setor, formando profissionais capazes de atuar em um mercado em constante crescimento e inovação.

No Rio Grande do Norte, há dois polos de capacitação no IFRN: o do Campus Currais Novos e o do Campus Natal-Central em conjunto com o IFRN/ZL. 

Composto por duas etapas, o projeto atualmente está em sua última fase: a residência, em que os participantes aplicam seus conhecimentos para resolver problemas reais em negócios reais.

O LAICA também está participando da Olimpíada de Robótica, concorrendo contra outras equipes de diferentes campi do IFRN. 

Sobre a SECITEX 

A SECITEX é o maior evento acadêmico-científico e cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Em sua sétima edição, a SECITEX volta a reunir estudantes, servidores e a sociedade para apresentar o conhecimento produzido no ensino, na pesquisa, na extensão e na internacionalização. O evento deste ano acontece no IFRN – Zona Norte e no Partage Norte Shopping. 

Ao todo são 3470 participantes inscritos, 171 avaliadores, e 659 trabalhos submetidos para os três dias de evento. 

A identidade visual da VII SECITEX é inspirada na Ponte de Igapó, um dos marcos históricos da cidade do Natal, símbolo da Zona Norte da capital, onde o evento vai acontecer. Sua estrutura estilizada representa não apenas a travessia entre margens, mas também a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, pilares do IFRN, e a ligação entre todas as zonas da cidade do Natal.

As linhas geométricas que formam a ponte remetem à imagem de um cérebro, sugerindo conexões neurais e sinapses, o que reforça a ideia de conhecimento em movimento, criatividade e colaboração intelectual. Os tons de azul e verde, por sua vez, dialogam com o tema “Cultura Oceânica”, evocando a preservação ambiental e o compromisso com o desenvolvimento sustentável. A identidade visual traduz, assim, a essência da SECITEX: uma ponte entre lugares, saberes, pessoas e futuros possíveis.

O evento traz como tema “Cultura Oceânica”, em alinhamento com a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destacando a importância dos oceanos para a humanidade e a urgência da preservação dos ecossistemas marinhos.

A SECITEX tem como missão promover a troca de saberes, valorizar o protagonismo dos estudantes e mostrar à sociedade o impacto social, científico, cultural e tecnológico das ações desenvolvidas no IFRN. Durante três dias, serão apresentados trabalhos, realizadas apresentações, oficinas, minicursos e mostras, com uma programação rica, diversa e gratuita.