Leitura acessível e equidade encerram o II SeLib e o IV Seminário da Editora no IFRN/ZL

Atividades destacaram a importância da inclusão, da acessibilidade e do combate ao capacitismo no acesso à leitura e à informação

Leitura acessível e equidade encerram o II SeLib e o IV Seminário da Editora no IFRN/ZL (Foto: Erick Allan/Cocsev)

Encerrando as atividades do II SeLib – Semana do Livro e da Biblioteca do IFRN e do IV Seminário da Editora do IFRN, o Campus Natal – Zona Leste promoveu, nesta quarta-feira (29), um dia dedicado à acessibilidade e à leitura inclusiva. A data coincidiu com o Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810 — marco que também integra a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto-Lei nº 84.631/1980 e comemorada anualmente de 23 a 29 de outubro.

A programação contou com a palestra “Recursos de inclusão e acessibilidade”, ministrada por Marjorie Amaral, bibliotecária do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN), e por Gessé José de Araújo, professor de Música e monitor braille do mesmo laboratório. A atividade apresentou toda a estrutura, recursos e atividades do laboratório, abordou os desafios e avanços no acesso à informação e à leitura por pessoas com deficiência, aproximando o público das práticas inclusivas já consolidadas na universidade.

Durante a palestra, os convidados explicaram conceitos como igualdade, equidade e capacitismo, ressaltando que a inclusão verdadeira exige compreender as diferenças e garantir condições justas e adequadas a cada realidade. “A leitura é um direito que precisa ser garantido de forma efetiva. Quando tornamos o conhecimento acessível, ampliamos também as possibilidades de transformação social”, afirmou Marjorie.

Os palestrantes também apresentaram tecnologias assistivas, como leitores de tela e ferramentas digitais, além de destacarem documentos e políticas institucionais que norteiam as ações de inclusão, entre eles o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), o Plano de Acessibilidade da UFRN (2022) e a Política de Inclusão e Acessibilidade da universidade (2022).

Para o professor Gessé, a leitura é um espaço de encontro e empatia. “A acessibilidade é o caminho para que todos possam participar do processo de aprendizagem e da vida cultural. Garantir isso é uma questão de justiça e sensibilidade humana”, avaliou.

O encerramento do II SeLib e do IV Seminário da Editora reforçou o compromisso do IFRN/ZL com a democratização da leitura e da informação, celebrando o livro como símbolo de conhecimento, inclusão e cidadania. Ao longo dos dois dias, o evento promoveu momentos de emoção, partilha e reflexão sobre o poder transformador da palavra escrita — um tributo à literatura e ao papel das bibliotecas como espaços de liberdade e de encontro entre saberes.