IV Simpósio de Educação Prisional destaca ações de inclusão e formatura dos alunos do Projeto Alvorada

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do Campus Natal–Zona Leste, promove, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025, o IV Simpósio de Educação Prisional. O evento, que será realizado no Museu de Minérios do IFRN, tem como tema “Educação Profissional e Tecnológica para pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional e familiares: direitos humanos, inclusão social e produtiva”. Além disso, haverá a formatura dos estudantes do Projeto Alvorada, curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) que promove a ressocialização dos egressos do sistema prisional. 

A proposta é fomentar o debate sobre o papel da educação, da profissionalização e do trabalho na ressocialização e na promoção da cidadania.

A programação começa na quarta-feira (10), com apresentação cultural do Coral Lourdes Guilherme. Em seguida, ocorre a mesa de abertura, com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio; do Diretor-Gerao do IFRN – Zona Leste, professor José Roberto dos Santos; do desembargador Glauber Rêgo, e  do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Helton Edi, e da professora Edneide da Conceição Bezerra, coordenadora do simpósio.

Às 10h, será realizada a conferência de abertura, com a Dra. Mayesse Parizi, diretora de Cidadania e Alternativas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DICAP/SENAPPEN). A palestra, intitulada “Da Prisão à Cidadania: Direitos Humanos, EPT e Trabalho como caminhos para a reintegração social”, abordará as políticas públicas voltadas à formação profissional e à reinserção social de pessoas privadas de liberdade.

Durante a tarde, vai acontecer  a formatura do Projeto Alvorada, no Auditório da Reitoria do IFRN, marcando a conclusão do Ciclo II dos estudantes participantes da iniciativa.

Mesas-redondas e relatos de experiências marcam o segundo dia

O segundo dia do simpósio (11/12) será dedicado à troca de experiências e à apresentação de práticas voltadas à inclusão social e produtiva.

A manhã inicia com a mesa-redonda “Caminhos e desafios para uma Pena Justa: educação, trabalho e cidadania de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional”, das 9h às 10h30. Participam do debate Francisco Augusto Cruz (IFRN/RENAESP), Dra. Sulamita Bezerra Pacheco (UFRN/TJRN), Fernanda Cinthia (Escritório Social de Natal/Prefeitura do Natal) e José Kelber Kaisson da Silva, estudante do IFRN privado de liberdade.

Logo após, das 10h40 às 12h, será realizada a mesa-redonda “Relatos das práticas profissionais no Projeto Alvorada – Ciclo II: alvorecendo o mundo do trabalho”, mediada pela professora Patrícia Chagas, mentora do projeto. Participam os estudantes Allef Barbosa Queiroz (FUNCERN), Joailson da Silva Oliveira (Loja Ponto dos Morangos), Franciely Rayane (Central do Cidadão) e Iranilson Silva de Lima (IFRN/ZL), que compartilharão suas experiências de inserção no mercado de trabalho.

Boas práticas e encerramento

No período da tarde, das 14h às 16h, serão apresentados relatos de boas práticas de inclusão social e produtiva de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. Participam Terezinha Campos (Escritório Social de Pau dos Ferros), Kalyne Santos (FUNCERN), Adélia Victórya Bezerra de Araújo (EJA Prisional/SEEC/RN – Complexo Penal João Chaves) e Ana Kátia (Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros).

Após as apresentações, o público poderá participar de uma roda de conversa com os expositores, seguida de um momento de fala, síntese dos trabalhos e encerramento do evento, previsto para as 17h.

Realização

O IV Simpósio de Educação Prisional integra a programação do 4º Seminário de Educação em Direitos Humanos e do II Congresso Internacional de Direitos Humanos, realizados pelo IFRN – Campus Natal Zona Leste, em parceria com o RAESP/RN. O evento reafirma o compromisso da instituição com a promoção da educação, da cidadania e dos direitos humanos como caminhos para a transformação social.

Confira a programação completa a seguir:

Dia 1 – 10.12.2025 (quarta-feira) – Manhã/Tarde

9h – Apresentação Cultural

Coral Lourdes Guilherme / IFRN Nuarte ZL e CNAT.

9h30 – Mesa de Abertura

  • Reitor do IFRN – Prof. José Arnóbio
  • Diretor-Geral do IFRN Zona Leste – Prof. José Roberto dos Santos
  • Supervisor do GMF – Desembargador Glauber Rêgo
  • Secretário de Estado da Administração Penitenciária – Helton Edi
  • Coordenadora do Simpósio – Edneide da Conceição Bezerra

10h – Conferência de Abertura

Tema: Da Prisão à Cidadania: Direitos Humanos, EPT e Trabalho como caminhos para a reintegração social.

Dra. Mayesse Parizi – Diretora de Cidadania e Alternativas Penais – DICAP/SENAPPEN/Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Apresentação da conferencista: Profa. Edneide da Conceição Bezerra.

14h às 16h – Formatura Projeto Alvorada

Local: Auditório da Reitoria do IFRN.

Solenidade de Formatura

Formatura dos estudantes do Projeto Alvorada – Ciclo II (IFRN/ZL)

Dia 2 – 11.12.2025 (quinta-feira) – Manhã

9h às 10h30 – Mesa-redonda

Tema: Caminhos e desafios para uma Pena Justa: educação, trabalho e cidadania de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional.

  • Francisco Augusto Cruz – Professor Universidade Aberta do Brasil/IFRN – Coordenador do Núcleo de Inclusão Social e Produtiva do Projeto Alvorada e Coordenador da Rede Nacional de Atenção a Egressos do Sistema Prisional – RENAESP.
  • Dra. Sulamita Bezerra Pacheco – Professora da UFRN, Juíza do TJRN e vice-coordenadora do Comitê Estadual de Políticas Penais e do Plano Pena Justa.
  • Fernanda Cinthia – Psicóloga do Escritório Social de Natal – RN/SEMTAS – Prefeitura de Natal-RN.
  • José Kelber Kaisson da Silva – Estudante da educação superior do IFRN privado de liberdade – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

10h40 às 12h – Mesa-Redonda

Tema: Relatos das práticas profissionais no Projeto Alvorada – Ciclo II: alvorecendo o mundo do trabalho.

Mediação: Profa. Patrícia Chagas – Mentora do Projeto Alvorada

Estudantes do Projeto Alvorada:

  • Allef Barbosa Queiroz – FUNCERN
  • Joailson da Silva Oliveira – Loja Ponto dos Morangos
  • Franciely Rayane – Central do Cidadão
  • Iranilson Silva de Lima – IFRN Zona Leste

Cada aluno fará um relato de 10min sobre sua experiência na prática profissional no Projeto Alvorada.

Dia 2 – 11.12.2025 (quinta-feira) – Tarde

14h às 16h – Relatos de boas práticas de inclusão social e produtiva de privados de liberdade e egressos do sistema prisional.

  • Terezinha Campos – Assistente Social do Escritório Social de Pau dos Ferros;
  • Kalyne Santos – Coordenadora da Gestão de RH da FUNCERN;
  • Adélia Victórya Bezerra De Araújo – Professora da EJA Prisional/SEEC/RN – Complexo Penal João Chaves – CPJC;
  • Ana Kátia – Direção do Complexo Penal Regional Pau dos Ferros;

Após os relatos, teremos 30 minutos de roda de conversa para que a plateia faça perguntas ou comentários para os expositores.

16h às 16h30 –   Momento de fala e discussão dos participantes e Síntese dos Trabalhos;