Estudantes do Projeto Alvorada realizam bazar solidário na calçada do IFRN em Natal
Atividade integrou teoria e prática ao promover a venda de produtos e divulgar as ações do programa voltado à ressocialização de egressos do sistema prisional.
06 de novembro de 2025
Na manhã desta quarta-feira (5), os estudantes do Projeto Alvorada colocaram em prática os conhecimentos adquiridos no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Vendas. A atividade foi realizada na calçada do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal, e contou com um bazar solidário, onde foram comercializadas roupas, acessórios e artigos diversos.
O Campus Natal–Zona Leste do IFRN (IFRN/ZL) é uma das instituições públicas federais aprovadas para participar do Ciclo 2 do Projeto Alvorada, que oferece formação profissional a pessoas egressas do sistema prisional, contribuindo para sua ressocialização e inclusão no mercado de trabalho.
A ação do bazar marcou o encerramento do terceiro módulo do curso. Junto aos professores, os estudantes desenvolveram um plano de negócio, definindo os produtos a serem vendidos e o destino dos recursos arrecadados.
“A ação do terceiro módulo surgiu como uma iniciativa solidária, com um objetivo social. A ideia é que eles utilizem o planejamento, a estrutura e as técnicas de venda que aprenderam”, explicou o professor Varélio Gomes.
O professor Aldir Melo destacou os desafios e aprendizados da atividade: “Foi uma grande oportunidade de alinhar o universo das coisas que estudamos na teoria e transformá-las na prática, com base na solidariedade.”
Melo complementou que a experiência “também é uma forma de os alunos se perceberem dentro da abordagem comercial, da comunicação, da propaganda e da divulgação, aplicando o que aprenderam ao longo dos módulos e alinhando teoria e prática no trabalho de ensino”.
Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a compra de itens de higiene pessoal para mulheres privadas de liberdade que não recebem visitas.
“É uma forma de combater a pobreza e promover a inclusão, a responsabilidade social e ambiental, além de fortalecer a economia solidária e circular”, concluiu o professor Varélio Gomes.
Sobre o Alvorada
O Projeto Alvorada é uma iniciativa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen/Senappen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e conta com o apoio de instituições de ensino em todo o país.
Somente no Rio Grande do Norte, mais de 30 estudantes foram beneficiados e selecionados por meio de edital. Em dezembro, os alunos participarão da cerimônia de formatura durante o IV Simpósio de Educação Prisional.
Com essa iniciativa, o IFRN reafirma seu compromisso social e institucional com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. O curso se alinha a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

