LAICA participa do Go!RN e mostra um pouco do que se desenvolve no laboratório

O laboratório atuou como co-realizador do maior evento de empreendedorismo do estado e apresentou as tecnologias que têm sido desenvolvidas.

GO!RN contou com a participação do LAICA que tem o IFRN/ZL como uma de suas unidades (Foto: DEAD/ZL)

O Go!RN foi realizado nos dias 7 e 8 de novembro no Centro de Convenções de Natal, o qual possui um espaço com suporte para mais de 15 mil pessoas e uma vista para o Morro do Careca, um tradicional ponto turístico de Natal. Tudo foi pensado para valorizar o cenário empreendedor potiguar e incentivar sua evolução. Dessa forma, o Laboratório Allyson Amilcar Angelus, no qual tem unidade no campus Natal – Zona Leste do IFRN, marcou presença com palestras, oficinas e painéis que mostraram ao público um pouco do que tem sido desenvolvido pelo LAICA. 

Mais do que um evento, o Go!RN reúne empreendedores, startups, investidores, empresas, entusiastas e pesquisadores em um local dinâmico e colaborativo a fim de conectar o Rio Grande do Norte às principais tendências globais.

“Trazer o LAICA para participar de eventos como o Go!RN faz com que a gente possa apresentar o nosso trabalho, mostrar aquilo que a gente desenvolve nos muros que muitas vezes não é divulgado.”, afirma o vice-líder do laboratório e coordenador do polo de Currais Novos, Andouglas Gonçalves. 

Gonçalves ainda compartilha que o ambiente é muito favorável para surgirem novas parcerias, seja com o setor público, seja com o privado, favorecendo a entrada de projetos e recursos no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Rio Grande do Norte visando desenvolver tecnologias locais. 

LAICA nos palcos 

O professor João Moreno Villas Boas é um dos coordenadores do EmbarcaTech (Foto: DEAD/ZL)

O laboratório coloriu o evento de roxo trazendo nomes de peso relacionados ao programa voltado para sistemas embarcados: o EmbarcaTech. Guilherme Correa, coordenador-geral de Tecnologias Digitais do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e um dos idealizadores do projeto, esteve presente em uma palestra sobre “O papel do MCTI no fomento à PD&I: políticas públicas para a transformação digital”.

Além dele, Rayanny Nunes, que atua como Coordenadora de Inteligência e Design de Soluções na Softex, empresa organizadora do EmbarcaTech, apresentou o programa para o público do Go!RN em conjunto com os coordenadores Wagner Oliveira e João Moreno Villas Boas. 

O EmbarcaTech vem transformando o cenário tecnológico do país com sua atuação em seis estados e mais de seis mil pessoas capacitadas na área de sistemas embarcados. Rayanny afirma que atualmente o programa conta com 600 residentes e R$ 50 milhões de reais investidos. 

“Hoje, o setor de tecnologia tem um gap de 700 mil empregos. A gente está contribuindo para que esse gap seja cada vez menor, formando talentos e contribuindo para que o Rio Grande do Norte esteja nesse mapa da tecnologia. Assim, contribuímos ainda mais para que o nosso estado continue com o desenvolvimento econômico, tecnológico e social.” disse a representante da Softex. 

Ademais, o professor e pesquisador do LAICA, Danilo Cortez, apresentou as iniciativas do laboratório no Vale do Seridó e mostrou como o LAICA atua como ponte entre ciência, empresas e órgãos públicos, criando soluções reais e estratégicas que impulsionam inovação e impacto social. Já Andouglas, falou sobre como soluções em IoT e Sistemas Embarcados estão cada vez mais presentes no dia a dia e como essa área se tornou essencial para o futuro. 

Próximas edições

O Go!RN 2025 foi marcante para o laboratório, que atuou pela primeira vez como correalizador. O evento é realizado anualmente, e o de 2026 já foi confirmado pela organização.