Encontro da Comunidade Moodle Brasil reuniu 350 membros em sua primeira edição no RN

O evento contou com diversas palestras ministradas por usuários de todo o país a fim de compartilhar experiências e melhorar o sistema.

Entre os dias dias 5, 6 e 7 de novembro, Natal recebeu o Encontro da Comunidade Moodle Brasil (ECM). O evento contou com a participação da Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais do Campus Avançado Natal – Zona Leste (DEAD/ZL) do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Rio Grande do Norte (IFRN) na organização.

O ECM teve sua primeira edição em terras potiguares e contou com 350 inscritos comprometidos com a construção de um ambiente virtual de aprendizado ainda melhor. Dentre os participantes, o Laboratório Allyson Amilcar Angelus (LAICA) pôde contemplar seus pesquisadores sobre os palcos da conferência.

“Participar deste ECM foi extremamente enriquecedor. A comunidade se demonstrou mais uma vez madura e colaborativa, reunindo profissionais inovadores de diversos estados, trazendo suas experiências práticas e soluções inovadoras, tanto para gestores de educação quanto para o professores, alunos e administradores de AVA.”, relatou Kelson Medeiros, pesquisador do LAICA que, juntamente a Wagner Oliveira, subiu ao palco para falar sobre a integração de sistemas realizados no IFRN. 

Segundo Gilvan Marques, organizador do ECM, o Moodle é um software livre que não possui custo para as instituições, porém, é necessário ter alguém que realize as implantações e sustentação da plataforma. Por esse motivo, é valioso ter um encontro anual dos usuários do sistema, para que se possa equiparar os conhecimentos e todos possam ter o melhor uso possível. 

“O evento traz as novidades da plataforma, a evolução, o que tem de novo em termos de plugin e principalmente a troca de experiências entre os usuários. É um evento feito pela comunidade para a comunidade.”, disse Gilvan. 

“Um evento feito pela comunidade para a comunidade”

Foram três dias de troca de conhecimento constante. Os pesquisadores do LAICA puderam desfrutar do evento tanto de forma a agregar experiências, como adquirir novos conhecimentos. 

Wagner Oliveira, diretor da DEAD e coordenador do laboratório no IFRN/ZL, já utiliza o código aberto desde 2006 e já marcou presença em  mais de dez  encontros nacionais da comunidade. Nesta edição ele ministrou uma palestra ao lado de Kelson Medeiros intitulada “Integração multidirecional entre Moodle, sistema acadêmico e app mobile a partir da experiência com o SUAP”, o momento teve bastante interação com o público majoritariamente composto de instituições de ensino curiosas sobre a integração de sistemas. 

Já Filipe Raulino, pesquisador do LAICA e coordenador do curso de TSI, apresentou suas ações voltadas para arquitetura em nuvem para ambiente virtual de aprendizagem com foco no caso da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH). Raulino é usuário do Moodle há mais de dez anos e atualmente atua como administrador.  

Além disso, um parceiro do laboratório que hoje atua na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Saulo Rufino, esteve à frente da palestra sobre “Plugin de Autenticação Gov.br para Moodle” e descreveu o desenvolvimento técnico, validação e publicação do plugin de autenticação Gov.br, destacando sua importância para a integração segura e oficial entre o Moodle e os sistemas do governo federal. 

“Esses eventos são importantes para o compartilhamento de informações entre a comunidade, cada um usa o que os outros desenvolvem e atua na melhoria dos sistemas. A ideia do evento é justamente compartilhar para ajudar a desenvolver o Moodle.”, afirmou Wagner.

O participante Luiz Gustavo marcou presença pela primeira vez no encontro da comunidade, mesmo já sendo usuário há quase um ano. 

”Para mim foi uma experiência bastante proveitosa, aprendi bastante com todas as palestras, e devido a grande troca de informações, pude trazer ideias e novos conhecimentos para aplicar no meu fluxo de trabalho, o que definitivamente vai agregar em meu futuro e na minha carreira como programador.” relatou Gustavo. 

Próxima edição 

O Encontro da Comunidade Moodle Brasil foi um grande sucesso em Natal, elogiado tanto pelas palestras como por sua organização. A próxima parada do evento, que é realizado anualmente, já foi definida: Florianópolis