Alunos do LAICA do IFRN/ZL se classificam para a Olimpíada Brasileira de Robótica
Equipes do Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA) representarão o campus na fase regional da OBR
08 de julho de 2025
A equipe LAICA Tiger, composta por Jessé Ferraz e Levi Resende, é a única representante do Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA), do campus Natal – Zona Leste, na etapa estadual da competição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que deve ocorrer na última semana de agosto.
A OBR é uma das principais competições nacionais de ciência e tecnologia voltada para estudantes do ensino médio e técnico, sendo dividida em três etapas: estadual, nacional e internacional. Na modalidade de resgate, em que a equipe LAICA Tiger participará, os desafios exigem tanto conhecimento em programação quanto habilidades práticas em hardware.
“Nosso projeto tem como foco o desenvolvimento dos nossos conhecimentos em programação e hardware”, explica Jessé Ferraz, estudante do curso técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática no CNAT. Segundo ele, a preparação começou ainda no segundo ano do ensino médio, e apesar das dificuldades iniciais com programação, o time foi aprendendo na prática, transformando o robô em uma “cobaia” dos códigos desenvolvidos.
O Laica tem papel fundamental nessa trajetória. “O laboratório oferece suporte técnico e estrutural, fornecendo peças, sensores, motores e materiais necessários, além de ser um ambiente onde podemos testar, errar e evoluir. Contamos ainda com a orientação de professores e pesquisadores que nos ajudam a solucionar problemas e aprimorar nossos conhecimentos”, destaca Jessé.
A expectativa da equipe para a etapa estadual da OBR é superar os resultados do ano anterior e conquistar a vaga para a próxima fase da competição, representando com orgulho o IFRN.
A competição regional reunirá equipes de diversas escolas do Rio Grande do Norte e servirá como porta de entrada para os desafios nacionais e internacionais da robótica.