Alunos do Projeto Alvorada do IFRN/ZL participam de atividade de campo na UFRN
Ação reforçou o papel da educação como instrumento de ressocialização para egressos do sistema prisional
08 de outubro de 2025
Os alunos do Projeto Alvorada, iniciativa do Campus Natal–Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) voltada a egressos do sistema prisional, participaram, na tarde desta segunda-feira (6), de uma atividade de campo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo foi demonstrar que novos caminhos de ressocialização são possíveis por meio da formação educacional e cidadã.
O percurso começou pelo projeto de extensão Arboriza RN, idealizado pelo professor Robério Paulino, do Instituto de Políticas Públicas (IPP). Criada em 2011, a iniciativa busca ampliar a produção de mudas e estimular o aumento da arborização no estado. Nesse momento, os discentes puderam compreender a relevância da preservação ambiental.
Os alunos visitaram o viveiro de mudas, localizado atrás do prédio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN. Segundo o professor Robério Paulino, receber os alunos foi uma honra para a equipe do projeto, que reforçou que todos são bem-vindos a participar voluntariamente das ações de arborização. Para ele, a iniciativa vai além do plantio: representa também a oportunidade de reconstruir trajetórias.
“Ninguém nasce no crime, são as condições sociais, a falta de oportunidade que levam uma criança ou um jovem a tomar o caminho errado. Então, todo mundo tem direito a uma segunda chance. Fico muito feliz em receber essa galera, vendo professores tentando fornecer uma nova referência aos jovens”, destacou.
Em seguida, os estudantes visitaram o Instituto Metrópole Digital (IMD), unidade acadêmica especializada da UFRN, cuja missão é estruturar um polo de Tecnologia da Informação (TI) no Rio Grande do Norte. O IMD abriga cursos de graduação, como o Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) e o de Inteligência Artificial, além de programas técnicos, de pós-graduação e de formação continuada.
Durante a visita, os participantes conheceram a infraestrutura e tiveram contato com o papel estratégico da instituição na transformação digital do estado.
Os alunos também conheceram o Metrópole Parque, espaço que reúne centros de pesquisa, laboratórios e incubadoras voltadas à inovação tecnológica. No local, puderam observar como ideias inovadoras podem se transformar em negócios sustentáveis, receber investimentos e se consolidar no mercado. A visita buscou despertar uma visão empreendedora nos participantes e ampliar suas perspectivas de inserção profissional.
O assessor de marketing do Metrópole Parque, Thercio Leite, destacou que receber visitantes é sempre uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pela instituição. Segundo ele, o IMD reúne diversas possibilidades, como cursos e eventos, que encantam aqueles que conhecem o espaço presencialmente.
“O IMD abrange diversas oportunidades e, quando as pessoas vêm aqui, se encantam e percebem na prática tudo o que é feito. Por isso, é sempre muito feliz e importante estreitar os laços também com instituições como o IFRN”, afirmou.
O trajeto foi encerrado na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), onde o grupo conheceu a infraestrutura, o acervo físico e digital, além dos serviços oferecidos à comunidade. Para os estudantes, a experiência representou a possibilidade de ampliar horizontes de estudo, pesquisa e acesso ao conhecimento.
Para o professor Augusto Cruz, do Projeto Alvorada, a atividade teve como objetivo aproximar os alunos do ambiente universitário e mostrar que a instituição é um espaço de produção de conhecimento acessível a todos. Ele destacou que muitos já haviam tido contato com a UFRN em ações pontuais, mas que essa visita permitiu vivenciar, de fato, o que a universidade produz em ensino, pesquisa e extensão.
“Eles precisam entender que a universidade é um espaço de produção do conhecimento e que também é um espaço deles, onde podem estudar. Temos uma das melhores universidades do Brasil em ranking de produção científica, de qualidade no ensino, pesquisa e extensão, e é uma instituição muito próxima deles”, comentou.
A atividade de campo reafirma a missão do IFRN em promover uma educação inclusiva, inovadora e socialmente transformadora. Ao proporcionar aos alunos do Projeto Alvorada o contato direto com práticas de sustentabilidade, inovação tecnológica e ampliação do conhecimento, o Campus Natal–Zona Leste reforça seu papel como agente de ressocialização e desenvolvimento humano, em consonância com as políticas públicas nacionais de inclusão social.
Sobre o Projeto Alvorada
O Projeto Alvorada promove a inclusão educacional, produtiva e cidadã de pessoas egressas do sistema prisional e de seus familiares, reforçando sua relevância e impacto social.
No Rio Grande do Norte, o Campus Avançado Natal–Zona Leste do IFRN integra a execução da iniciativa, ofertando cursos de qualificação profissional nas áreas de Administração, Vendas e Empreendedorismo, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa (PNAPE).
Atualmente, o projeto é finalista da 7ª edição do Prêmio Espírito Público, criado pela organização filantrópica Republica.org. A premiação reconhece projetos inovadores que geram impacto social. Os critérios de avaliação incluem diversidade, inclusão, integridade, metodologia e potencial de escalabilidade.
Na categoria Segurança Pública, são destacados projetos que fortalecem instituições, protegem direitos fundamentais e constroem comunidades mais seguras — com ênfase em iniciativas voltadas à humanização, valorização profissional e inovação no sistema prisional.
O resultado será divulgado em novembro de 2025, durante a cerimônia nacional de premiação.