Atividades de integração e debate sobre o futuro da EaD são destaques do segundo dia da Semana Pedagógica no IFRN-ZL
A agenda foi voltada ao fortalecimento do diálogo institucional e das práticas pedagógicas.
24 de julho de 2025
Nesta quarta-feira, 23 de julho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Campus Natal -Zona Leste, deu continuidade à sua Semana Pedagógica com uma programação voltada para o fortalecimento do diálogo institucional e a troca de experiências entre os diversos núcleos e setores do Campus.
As atividades da manhã começaram às 9h, com um momento de integração entre os núcleos: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Arte (NUARTE), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (NUGEDI) e Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). O encontro teve como objetivo promover trocas importantes sobre inclusão, diversidade e ações culturais no contexto da educação a distância.
O NUGEDI, criado em março deste ano, atua de forma interdisciplinar pautado no respeito e na igualdade de gênero, com destaque para a comunidade LGBTQIAPN+. A coordenadora Thalita Motta explicou que o núcleo busca combater preconceitos e promover a diversidade. Durante o encontro, a estudante do curso de especialização em Gestão Escolar, Rosinere Evaristo, falou sobre o lugar da mulher no ensino superior e na pesquisa acadêmica. Ela compartilhou suas experiências pessoais durante o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incluindo os desafios enfrentados, como o assédio, destacando sua atuação pela conscientização contra essa violência.
A assistente social Tatiana Gomes, coordenadora do NAPNE, destacou a apresentação realizada pelo núcleo que teve como foco compartilhar um panorama atualizado dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) ingressantes no semestre 2025.2. Foram apresentados o perfil desses estudantes, as adequações pedagógicas previstas e reforçado o papel do NAPNE na articulação de estratégias de apoio à inclusão. Tatiana ressaltou a importância da sensibilização para a construção de práticas mais acessíveis, de modo que as coordenações de curso e a equipe docente possam planejar suas atividades de forma inclusiva. Ela também divulgou ações futuras do Campus, como o I Seminário Intercampi dos NAPNEs e o IV Setembro Multicor, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão educacional.
Na sequência, às 10h30, a Coordenação de Assistência Estudantil apresentou suas principais ações e desafios. Às 11h, a DIAC/ETEP compartilhou estratégias de acompanhamento aos alunos, evidenciando o cuidado com a permanência e o sucesso estudantil. Para fechar a programação matutina, às 11h30, o setor de Pesquisa e Extensão destacou o papel dessas áreas na formação integral dos estudantes e na articulação entre ensino, pesquisa e sociedade. No período vespertino, professores se reuniram com a Pró-reitoria de Ensino para discutir as recentes mudanças estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) referentes ao Ensino a Distância (EaD) no Brasil, alinhando estratégias para a implementação dessas novas diretrizes no Campus.