Campus Natal-Zona Leste do IFRN será sede do Mestrado em Educação Profissional a partir de 2026
O curso tem se consolidado como uma importante referência na formação de pesquisadores comprometidos com a transformação da educação.
18 de junho de 2025
A partir de 2026, o Campus Natal-Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) passará a sediar o Mestrado Profissional em Docência para Educação Profissional. O curso será uma importante referência na formação de pesquisadores comprometidos com a transformação da educação.
Sua proposta busca aprofundar a produção de conhecimento sobre políticas educacionais, formação docente, práticas pedagógicas e memória da Educação Profissional em diálogo com a Educação Básica, nos mais diversos contextos.
De acordo com o professor Márcio Azevedo, coordenador do curso, o edital de seleção está previsto para o segundo semestre de 2025. “Após os trâmites burocráticos junto à CAPES e ao IFRN, como a nomeação da coordenação e a constituição do corpo docente, o Colegiado do Curso irá planejar o edital para ingresso de novas turmas”, explicou.
As aulas terão início no primeiro semestre de 2026 e funcionarão em um modelo híbrido. “As disciplinas obrigatórias acontecerão de forma presencial nos respectivos polos parceiros: IFRN, IFSul (Instituto Federal Sul-rio-grandense), IFB (Instituto Federal de Brasília), IFAM (Instituto Federal do Amazonas) e IFES (Instituto Federal do Espírito Santo). Já as disciplinas eletivas serão ofertadas em formato de Educação a Distância (EaD)”, detalhou Azevedo.

Além do Campus Natal-Zona Leste, o IFRN contará com outros dois polos de oferta do curso: os campi de Caicó e Canguaretama. O público-alvo do mestrado, conforme esclareceu o coordenador, são professores em exercício em sala de aula na rede pública. “O curso é voltado para quem já atua em sala, promovendo a qualificação profissional diretamente no ambiente em que esses docentes atuam”, destacou.
A equipe docente será formada por professores de diversos campi do IFRN, com atuação intercampi. “Os polos do ZL, Caicó e Canguaretama contarão com a participação de docentes de unidades como Mossoró, Natal-Central, João Câmara, Currais Novos, Santa Cruz e Apodi”, completou o professor.
O curso de Mestrado Profissional em Docência para Educação Profissional acontece por meio do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública (PROEB) e é uma iniciativa nacional voltada à formação de educadores que atuam na educação básica. Além disso, trabalhará com duas linhas de pesquisa.
A primeira se chama Políticas, Gestão e Avaliação da/na Educação Profissional e Tecnológica, que estudarão as políticas, programas e projetos que enfatizem a gestão e a avaliação da/na docência em Educação Profissionalizante e Tecnológica (EPT). Já a segunda, por sua vez, recebe o nome de Currículo, Formação e Trabalho Docente na Educação Profissional e Tecnológica, e vai pesquisar sobre os fundamentos e práticas acerca do currículo, da formação e do trabalho docente na EPT.