Campus realiza oficina para integrantes do Instituto Benjamin Constant

O momento encerrou a programação para a visita do IBC ao IFRN/ZL.

O Campus Avançado Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) promoveu, na tarde de quinta-feira (01), a oficina “Plano de trabalho na UAB-PTA: Como organizamos os Editais na UAB?” para integrantes do Instituto Benjamin Constant (IBC). A iniciativa foi ministrada pela professora Edneide Bezerra, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na instituição.

Parte da programação para a visita técnica do IBC, o momento possibilitou o debate sobre como a UAB planeja sua estrutura administrativa no IFRN e como organiza a oferta de cursos através dos editais.

As atividades para a visita da instituição fluminense foram pensadas de maneira a contribuir com suas necessidades atuais: o IBC está prestes a abrir dois cursos por meio da Universidade Aberta do Brasil, um sobre alfabetização de crianças com deficiência visual e outro sobre metodologias de ensino na área da deficiência visual.

Oficina marcou o encerramento da programação para a visita do IBC ao IFRN/ZL. (Fotos: Kelson Diniz)

“O nosso encontro foi extremamente esclarecedor, pois me forneceram conteúdos e ensinamentos que posso aplicar no Instituto, tanto nas aulas quanto na contratação de mão de obra”, disse Angélica Monteiro, diretora do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (DPPE) do IBC. Agora, o próximo passo, ela explica, é aplicar esses conhecimentos na prática.

Com a adoção de cursos na modalidade de educação a distância (EaD), o IBC não apenas expandirá suas atividades educacionais, mas também alcançará um público mais amplo e diversificado em todo o país. A integração à Universidade Aberta do Brasil contribuirá para esse processo, e a visita ao IFRN/ZL possibilitou uma troca de conhecimento benéfica para todos os envolvidos.

“Eu acho que é muito bom para o nosso campus compartilhar nossos conhecimentos com outras instituições. Hoje discutimos como organizar os processos administrativos, que foram construídos ao longo dos anos, e nossos planos de trabalho. É um conhecimento construído na instituição pública, que cabe a nós difundir esse processo”, comentou Edneide Bezerra.

Além da oficina, a visita ao IFRN/ZL foi marcada por reuniões e apresentações que abordaram temas como tecnologias educacionais, metodologias de ensino a distância e estratégias para garantir a acessibilidade dos conteúdos para pessoas com deficiência visual.

Sobre a Universidade Aberta do Brasil no IFRN

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, integrado por universidades públicas. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Campus Avançado Natal – Zona Leste é responsável pela oferta desses cursos EaD.