Apresentação

IV COLÓQUIO NACIONAL E I INTERNACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: a reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017) e suas implicações para a educação profissional será realizado no Campus Natal Central do IFRN, de 24 a 27 de julho de 2017. O escopo dos dois últimos Colóquios será mantido (Conferências de abertura e de encerramento, seis mesas temáticas e quinze sessões simultâneas de apresentações de comunicações orais), sendo que agora o evento passa a ser internacional, o que se reflete em seu título.

O evento ocorrerá em nova fase do PPGEP: o encerramento do primeiro quadriênio do Programa e, portanto, do seu primeiro ciclo avaliativo. Nesta edição, busca-se analisar e problematizar o contexto social, político e econômico nacional e internacional que vem resultando em retrocessos no campo dos direitos sociais na sociedade brasileira de forma geral e, especificamente, na esfera educacional, nomeadamente, no ensino médio e na educação profissional. Pela primeira vez, o evento também abrigará a apresentação de pôsteres visando proporcionar espaço de participação ativa aos pós-graduandos em início de trajetória assim como aos estudantes de graduação da educação e de áreas afins

Conheça um pouco a história do evento:

I Colóquio foi realizado em 2011, em Natal, no Campus Cidade Alta do IFRN, como parte do processo de elaboração do projeto de criação do PPGEP. O objetivo do evento foi dialogar com a comunidade acadêmica sobre Trabalho e Educação e suas relações com a Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos, visando contribuir para consolidar a concepção de formação humana integral, bem como receber subsídios para a definição das linhas de pesquisa do PPGEP, à época em construção.

II Colóquio, realizado em 2013, no Campus Natal Central do IFRN, ocorreu em um novo contexto. Marcou o início das atividades acadêmicas do PPGEP, tendo sido encerrado com a aula inaugural do Programa. Dessa forma, objetivou intensificar o diálogo com o mundo acadêmico no campo da Educação Profissional, especialmente, com os programas de pós-graduação em educação e áreas afins. Nesse sentido, a partir dessa edição, o escopo do evento foi ampliado passando a contar com conferência de abertura e de encerramento, com mesas temáticas e, também, com sessões de apresentação de comunicações orais, espaço destinado, principalmente, à produção acadêmica de mestrandos, doutorandos e de seus orientadores dos diversos programas de pós-graduação em educação.

III Colóquio, realizado em 2015, no Campus Natal Central do IFRN, mais uma vez, ocorreu em nova fase do PPGEP, pois coincidiu com o período das defesas de dissertações dos primeiros mestrandos do Programa, algumas das quais ocorreram ao longo do evento. Na terceira edição, foi acrescentado ao título original um subtítulo que indica o objetivo específico da edição, que, em 2015, foi o de promover discussões e análises sobre a Educação Profissional no âmbito do novo PNE, considerando suas diretrizes e perspectivas de implementação, e visando fortalecer este evento como espaço de produção e difusão do conhecimento no campo da Educação Profissional. Assim, o evento foi denominado III COLÓQUIO NACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Plano Nacional de Educação (2014-2024).