Comitiva do IFRN/ZL realiza colação de grau no Complexo Penal de Mossoró
Com a presença do reitor José Arnóbio, a equipe do IFRN realizou a colação de grau de aluna que teve oportunidade de estudo no sistema prisional
04 de fevereiro de 2025Uma delegação do Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) visitou na última sexta-feira (31/01) as dependências do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio (CPEAMN), em Mossoró.
A delegação encontrou-se com os alunos apenados do ensino superior do IFRN para saber um pouco da sua rotina de estudos. Os servidores também debateram com membros da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) sobre os projetos que envolvem estudo e trabalho dentro daquela unidade prisional.
Durante a visita, o Reitor José Arnóbio, a Pró-Reitora de extensão, Samira Fernandes, e o Diretor-Geral do IFRN/ZL, José Roberto dos Santos, firmaram o compromisso de ampliar a oferta de cursos, levando também cursos de qualificação profissional e técnicos ao sistema prisional.
Além disso, foi realizada uma cerimônia de colação de grau de G. T. G. M., concluinte do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, mostrando que o ensino pode ser uma ferramenta transformadora, mesmo em condições de privação de liberdade.
Mais ainda, a mesma aluna já foi aprovada na seleção para a Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido no Campus Natal – Zona Leste.
“A educação prisional desenvolvida pelo Campus Natal – Zona Leste do IFRN possibilita uma transformação de vida, dá novas perspectivas, além de criar novos rumos a pessoas que estão numa situação de privação de liberdade. Quando nossa recém-formada sair dessa condição, através dessa formação profissional e humanística, certamente, poderá enxergar outras possibilidades para a sua vida, para a vida dos seus familiares e da sociedade”, disse o Diretor-Geral, José Roberto dos Santos.
O curso na modalidade EaD de Gestão Ambiental no IFRN se deu por meio de uma iniciativa em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um projeto do Governo Federal. Esta parceria reafirma o compromisso da instituição com a inclusão e o acesso à educação de qualidade para todos os segmentos da sociedade. O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar na preservação e no uso sustentável dos recursos naturais.
Além de G. T., outros 27 alunos apenados cursam graduação em Gestão Ambiental e em Gestão Pública, além disso, houve a recém-aprovação de 7 alunos nessa mesma condição na Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido.
Além das autoridades já citadas, a formatura contou ainda com a presença da ouvidora do sistema penitenciário, Vilma Paixão, da Diretora da CPEAMN, Águida Larissa, da Juíza da Vara de Execuções Penais de Mossoró, Cinthia Cibele, do coordenador pedagógico da educação prisional, Francisco Augusto e da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, Edneide da Conceição Bezerra, entre outras autoridades.