Cultura gamer inspira projeto acadêmico no IFRN-ZL

Professor do Laica desenvolve jogo interativo que aproxima o IFRN de seus futuros estudantes

(Foto: divulgação)

A cultura gamer, cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, vem ganhando espaço também na área educacional. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o professor Erick Bergamini, do Laboratório Allyson Amilcar Angelus (Laica), desenvolve o projeto “IFRN – O Jogo”, que utiliza elementos dos videogames para aproximar a instituição dos seus futuros estudantes e transformar o aprendizado em uma experiência lúdica e interativa.

Segundo o professor, os videogames deixaram de ser uma atividade restrita a crianças e adolescentes.

 “Hoje, praticamente todo mundo joga algum videogame, no celular, nos consoles ou até no PC. Um dos maiores desafios da educação atualmente é competir diretamente com o vasto conteúdo de mídia disponibilizado na internet”, explica Bergamini.

O IFRN como uma aventura

O “IFRN – O Jogo” busca dialogar com esse universo. Construído em plataforma de RPG, o game funciona como um guia interativo, permitindo que futuros alunos explorem o campus, conheçam diretorias e projetos de forma imersiva.

“O legado pedagógico é desmistificar o ambiente acadêmico e inspirar os jovens a ver a ciência e a tecnologia como uma grande aventura”, afirma o professor.

(Foto: Logo do “IFRN – O Jogo”)

Contribuição para a comunidade gamer

Além de fortalecer a relação dos estudantes com a instituição, o projeto também deixa uma contribuição para a comunidade gamer.

 “O jogo mostra o potencial das ferramentas de desenvolvimento, como o RPG Maker, para ir além do entretenimento. É um exemplo de serious game que valoriza a narrativa e a exploração para fins educacionais”, ressalta.

Atualmente, o projeto encontra-se em fase de testes beta. O esqueleto e as missões principais já estão concluídos, restando somente refinar a jogabilidade, corrigir erros e adicionar os últimos detalhes a partir do feedback dos primeiros testadores.

Bergamini também reflete sobre sua própria trajetória acadêmica e o impacto dos jogos em sua carreira como docente e pesquisador:

“A persistência para superar um chefe difícil é a mesma que usamos para resolver um problema de pesquisa complexo. Além disso, a gestão de recursos em RPGs e a comunicação em jogos online são habilidades diretamente aplicáveis no gerenciamento de projetos e na colaboração acadêmica.”

O professor, para finalizar, defende a importância do jogo na pedagogia, sustentando que os professores deveriam adotá-los cada vez mais. “Não subestimem o poder pedagógico do que vocês amam. Tragam essa paixão para a sala de aula, experimentem, ‘gamifiquem’ seus conteúdos e mostrem aos alunos que aprender pode ser uma das jornadas mais épicas de todas”.