Ciência é 10!
O Curso de Especialização em Ensino de Ciências – “Ciência é 10!”, oferecido na modalidade de educação a distância. Foi concebido para atender a demanda por formação continuada de professores na área de Ciências e outras disciplinas relacionadas à Educação Básica. Em resposta à necessidade crescente por profissionais com domínio de metodologias inovadoras e conteúdos interdisciplinares.
A Especialização em Ensino de Ciências – “Ciência é 10!” propõe-se a ser um espaço de produção e socialização de conhecimentos em Ciências, com ênfase na pesquisa e no desenvolvimento de práticas pedagógicas que dialoguem com os avanços científicos e tecnológicos. O curso é um ambiente de formação contínua e interdisciplinar, promovendo o protagonismo docente e o desenvolvimento da cultura da pesquisa, o que fortalece a atuação dos professores em sala de aula e amplia o impacto social de sua prática.
Assim, a Especialização em Ensino de Ciências – “Ciência é 10!”reforça o compromisso do IFRN em oferecer uma formação sólida e acessível, que une teoria e prática, promovendo a qualificação profissional e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, em benefício de uma educação básica de qualidade e alinhada aos desafios atuais.
Coordenador do curso: Olímpio José da Silva Júnior.
Público-Alvo
Professores graduados que atuam em diferentes sistemas de ensino e lecionam Ciências da Natureza em todos os segmentos da educação básica.
Objetivo Geral
Proporcionar uma formação continuada em Ensino de Ciências para professores da Educação Básica, solidamente fundamentada em princípios teóricos, investigativos e éticos, articulada a práticas pedagógicas inovadoras, que valorizem a construção do conhecimento e o protagonismo docente e discente, promovendo uma educação científica crítica, contextualizada e emancipadora.
Perfil Profissional
Considerando a necessidade de promover formação continuada de profissionais da área de delimitação deste curso e que sejam sintonizados/as com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de:
● Dialogar sobre questões relacionadas ao ensino de Ciências, promovendo a interdisciplinaridade, e integrando as práticas pedagógicas às demandas socioambientais e tecnológicas contemporâneas.
● Participar da elaboração de diagnósticos e análises sobre as necessidades, desafios e oportunidades no ensino de Ciências na Educação Básica, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade educacional.
● Contribuir para a construção e disseminação de conhecimentos científicos e pedagógicos a partir de práticas educativas que estimulem o protagonismo dos estudantes e a construção coletiva do saber.
● Valorizar e integrar a diversidade sociocultural no ensino de Ciências, promovendo práticas inclusivas que reconheçam as especificidades dos diferentes contextos educacionais.
● Fomentar a criatividade e o uso de tecnologias educacionais no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, voltadas para a resolução de problemas e para a construção de soluções alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
● Participar de comunidades de aprendizagem e redes colaborativas que promovam o intercâmbio de saberes e a valorização da ciência, da tecnologia e da cultura no ensino de Ciências.
● Propor e implementar inovações curriculares que articulem temas transversais, como cidadania, sustentabilidade, ética e os desafios do mundo contemporâneo, com os conteúdos de Ciências da Natureza.
● Desenvolver materiais didáticos e estratégias pedagógicas que favoreçam a compreensão crítica dos fenômenos científicos e sua aplicação prática na vida cotidiana.
● Atuar como agente de mobilização social, articulando a escola com a comunidade para enfrentar desafios e definir estratégias de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ciências.
● Alimentar discussões e fóruns educacionais com estudos e práticas inovadoras voltadas para o ensino de Ciências, contribuindo para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades educacionais do país.
● Fortalecer a gestão democrática no ambiente escolar, colaborando na elaboração e implementação de projetos pedagógicos que promovam a integração entre teoria, prática e contexto sociocultural.
Recursos Didáticos e Infraestrutura
O IFRN goza de plenos direitos para ofertar cursos de especialização na modalidade a distância concedidos pela Portaria de autorização nº 871, de 07 de abril de 2006, do Ministério da Educação. Ademais, aliada à sua experiência em EaD, na produção de teleaulas para o curso à distância do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – Proitec, dispõe dos recursos em sua infraestrutura física para realização de cursos na modalidade a distância e também possui:
● provedor de Internet;
● Rednet;
● um estúdio de produção multimídia;
● videoteca;
● biblioteca;
● uma sala de treinamento;
● uma sala de reuniões e estudo;
● uma sala de produção de material multimídia;
● uma sala de coordenação.
As experiências de educação a distância mostram que o processo de ensino e aprendizagem são mais ricos quando podem contar com polos de atendimento. Um indicador importante é a queda nos índices de evasão quando se dispõe desses ambientes de estudo, onde podem contar com uma infraestrutura de atendimento e local para estudos, além de orientação e apoio efetivo dos tutores.
Assim, os polos estabelecem e mantêm o vínculo dos estudantes com a entidade executora e deverão, portanto, funcionar como laboratórios pedagógicos com equipamentos que serão utilizados ao longo do processo ensino e aprendizagem.
Requisitos e Formas de Acesso
Os critérios de acesso aos cursos de especialização do IFRN são estabelecidos pela CADIS (Coordenação de Acesso Discente)/PROEN e PROPI, de acordo com os normativos vigentes no âmbito institucional e nacional, no que concerne ao ensino superior.
O acesso ao Curso de Especialização em Ensino de Ciências – “Ciência é 10!”, na modalidade educação a distância, deverá contemplar as seguintes políticas afirmativas:
a) No mínimo 20% (vinte por cento) das vagas disponibilizadas são destinadas aos/às autodeclarados/as pretos/as, pardos/as ou indígenas de acordo com a Resolução nº 03/2017-CONSUP/IFRN.
b) Considerando a Lei 13.146/2015, que trata sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e visando democratizar o acesso ao ensino superior por este público, em consonância com o PDI do IFRN e com que está previsto na Resolução nº 5/2017-CONSUP/IFRN, será reservada, em cada processo seletivo para ingresso por curso e turno, 5% (cinco por cento) das vagas, de ampla concorrência, para Pessoas com Deficiência.
c) Nos casos de convênios e parcerias com órgãos de fomento externo, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), o processo seletivo será público, em conformidade com a legislação vigente. O quantitativo de vagas será estabelecido nos termos do edital específico, respeitando os acordos firmados com a SETEC/MEC e a UAB/CAPES.
Para a edição vinculada ao Edital CAPES nº 25/2023, o curso prevê a oferta de até 150 vagas, assegurando critérios de transparência e igualdade no processo de seleção.
Estrutura Curricular
O curso está organizado em três módulos, com duração mínima de três semestres letivos, compostos sete componentes curriculares, com uma carga horária total de 480 horas, das quais 210 horas são destinadas aos componentes curriculares e 270 horas destinadas ao desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em consonância com o Projeto PolíticoPedagógico institucional.
Os componentes curriculares são organizados por módulos, conforme detalhado no organograma do curso e são compostos por unidades temáticas que integram atividades teóricas, práticas e investigativas.
Ao longo do curso, são promovidos três momentos específicos de orientação para o desenvolvimento do TCC, assegurando uma articulação contínua entre a pesquisa e a prática docente no contexto escolar.
Projeto Político Pedagógico
Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso.