Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica
O Curso de Especialização em Educação a distância na Educação Profissional e Tecnológica integra a Política Nacional de Formação de Profissionais para a EPT (Brasil, 2024), em consonância com o Decreto nº 8.752/2016, que instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica, e em atendimento à meta 15 do Plano Nacional de Educação 2014-2024.
Concebe-se a pós-graduação como um campo de produção e de socialização de conhecimentos, fortalecido pelo protagonismo dos sujeitos envolvidos e pelo desenvolvimento da cultura da pesquisa na dinâmica das atuações docente e discente. É um espaço fortalecido também pela responsabilidade social inerente ao processo de produção socioeconômica e de formação profissional.
Coordenador: Professor Roberto Douglas.
Contato: espteed.ead@ifrn.edu.br e (84) 3092-8927.
Estrutura Curricular
O Curso de Especialização em Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade de educação a distância, se organiza em 02 (dois) núcleos (comum e específico), compostos por 10 componentes curriculares, doravante denominados unidades temáticas (UT), incluindo três momentos de TCC.
Quanto ao núcleo comum trata-se de abrangência formativa com foco nos aspectos de Cultura Digital e Educação Profissional e Tecnológica e Trabalho-Educação: fundamentos teóricos e didáticos. No tocante ao núcleo específico é destinado a abordar as particularidades no contexto da educação a distância.
Os núcleos comuns e específicos são divididos em três (3) módulos,com duração de três semestres, totalizando treze (13) disciplinas, no âmbito de unidades temáticas, assim como 03 (três) momentos de orientação de TCC, que ajudarão na conclusão do curso.
Objetivo Geral
O Curso de Especialização em Educação a distância na Educação Profissional e Tecnológica procura oferecer formação continuada a graduados em diferentes áreas do conhecimento mediante conceitos e estratégias de aproximação e de associação da educação a distância à Educação Profissional e Tecnológica.
Considerando as vantagens e as limitações dessa articulação e tendo como referência a perspectiva da formação integral, emancipatória e comprometida com a transformação social, com vistas a promover o aprimoramento de conhecimentos por meio de reflexões teórico-críticas e contextualizações práticas.
Público-Alvo
O Curso de Especialização em Educação a distância na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) destina-se a portadores/as de diploma de graduação, obtido em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que atuam ou que pretendem atuar na educação a distância na EPT. Os/as candidatos/as ao ingresso no Curso devem atuar no Rio Grande do Norte.
Perfil Profissional
● Compreender aspectos legais, regulatórios, organizacionais e de gestão da EaD, especialmente em sua articulação com a EPT.
● Analisar o debate sobre teorias e práticas de ensino-aprendizagem on-line na Educação Profissional e Tecnológica.
● Realizar atividades básicas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, incluindo a gestão de usuários e de dados e a estruturação de estratégias de suporte técnico ao usuário.
● Desenvolver estratégias de avaliação e de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem adaptadas à EPT em ambientes virtuais.
● Analisar modelos de design instrucional e sua aplicação na EaD na Educação Profissional e Tecnológica.
● Planejar e organizar conteúdo técnico e tecnológico em Ambiente de Aprendizagem Virtual.
● Desenvolver materiais didáticos digitais, incluindo vídeos, podcasts, infográficos e apresentações, considerando aspecto de interatividade, usabilidade e acessibilidade adequados às demandas específicas da Educação Profissional e Tecnológica.
● Desenvolver atividades e práticas articuladas aos saberes técnicos próprios da Educação Profissional e Tecnológica com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, elementos de jogos, simulações, e inteligência artificial.
● Analisar e interpretar dados de desempenho de cursos de EPT ofertados na modalidade EaD, visando ao aprimoramento da sua gestão.
● Contribuir com a expansão, no país, da Educação Profissional e Tecnológica com qualidade social.
Recursos Didáticos e Infraestrutura
O IFRN goza de plenos direitos para ofertar cursos de especialização na modalidade a distância concedidos pela Portaria de autorização nº 871, de 07 de abril de 2006, do Ministério da Educação. Ademais, aliada à sua experiência em EaD, na produção de teleaulas para o curso à distância do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – Proitec, dispõe dos recursos em sua infraestrutura física para realização de cursos na modalidade a distância e também possui:
● provedor de Internet;
● Rednet;
● um estúdio de produção multimídia;
● videoteca;
● biblioteca;
● uma sala de treinamento;
● uma sala de reuniões e estudo;
● uma sala de produção de material multimídia;
● uma sala de coordenação.
As experiências de educação a distância mostram que o processo de ensino e aprendizagem são mais ricos quando podem contar com polos de atendimento. Um indicador importante é a queda nos índices de evasão quando se dispõe desses ambientes de estudo, onde podem contar com uma infraestrutura de atendimento e local para estudos, além de orientação e apoio efetivo dos tutores.
Assim, os polos estabelecem e mantêm o vínculo dos estudantes com a entidade executora e deverão, portanto, funcionar como laboratórios pedagógicos com equipamentos que serão utilizados ao longo do processo ensino e aprendizagem.
Requisitos e Formas de Acesso
O Curso de Especialização em Educação a distância na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) destina-se a portadores/as de diploma de graduação. Poderão participar do curso profissionais portadores/as de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que atuam ou que pretendem atuar na educação a distância na EPT. Os/as candidatos/as ao ingresso no Curso devem atuar no Rio Grande do Norte.
O acesso ao Curso será realizado por meio de processo seletivo, ofertando um total de 300 vagas (sendo as destinadas para ações afirmativas conforme a legislação vigente e resoluções CONSUP/IFRN), conveniado e/ou aberto ao público, podendo ser realizado através de programas de acesso, análise curricular, entrevista ou provas (exames). O processo de seleção será regido por edital próprio.
Além dos requisitos descritos, o acesso ao curso de Especialização em Educação a distância na Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade a distância deverá contemplar as seguintes políticas afirmativas:
a) No mínimo 20% (vinte por cento) das vagas disponibilizadas são destinadas aos/ às autodeclarados/as pretos/as, pardos/as ou indígenas de acordo com a Resolução nº 03/2017- CONSUP/IFRN.
b) Considerando a Lei 13.146/2015, que trata sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e visando democratizar o acesso ao ensino superior por este público, em consonância com o PDI do IFRN e com que está previsto na Resolução nº 5/2017-CONSUP/IFRN, será reservada, em cada processo seletivo para ingresso por curso e turno, 5% (cinco por cento) das vagas, de ampla concorrência, para Pessoas com Deficiência.
c) No tocante aos aspectos de convênios e parcerias com fomento externo, o processo seletivo deve ser público, em consonância com a legislação em vigor no âmbito do que determina a Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes), e deve considerar o quantitativo de vagas acordado com a Setec/MEC e UAB/Capes, no contexto do Edital Capes nº 25/2023.
Projeto Político Pedagógico
Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso.