Especialização em Gestão Escolar

A especialização em Gestão Escolar tem o objetivo de capacitar profissionais da educação para atuarem na administração de instituições de ensino, abordando temas como planejamento pedagógico, políticas educacionais e gestão de recursos humanos e financeiros.

Coordenação: Profª Thalita Cunha Motta.

Polos de ensino: Canguaretama, João Câmara, Luís Gomes, Martins e Parnamirim

Perfil Profissional

• Dialogar sobre assuntos relacionados à gestão escolar, em particular na perspectiva da Educação Básica;

• Contribuir para o fortalecimento da gestão democrática de políticas, programas e projetos.

• Participar da realização de diagnósticos, estudos e análises sobre necessidades, demandas, problemas, oportunidades e recursos relacionados à oferta da Educação Básica;

• Contribuir para a construção de conhecimentos provenientes das práticas sociais
desencadeadas por programas e iniciativas da Educação Básica;

• Contribuir com os setores que, por motivos diversos relacionados às diversidades culturais ou condição socioeconômica, encontram dificuldade de expressão e de legitimação de seus saberes e necessidades com respeito às atividades de gestão escolar;

• Promover a criatividade e os aprendizados destinados à inovação de produtos, processos e técnicas, ao desenvolvimento da consciência ambiental e à elevação da capacidade de intervir na realidade em que vivem;

• Participar das iniciativas de articulação da Educação Básica com as políticas setoriais
públicas;

• Participar da mobilização social e política de comunidades para a definição de agendas e de planos de mudanças que favoreçam o desenvolvimento da Educação Básica;

• Alimentar fóruns de debates com informações técnicas e estudos sobre a Educação Básica com relevância para a implementação das políticas voltadas a esse nível educacional;

Recursos Didáticos

O Curso utiliza a plataforma virtual de aprendizagem Moodle como principal meio de contato entre o aluno e a instituição. Serão elaboradas, por meio dessa plataforma, as ferramentas específicas de interação com os professores, tutores e alunos, tais como fóruns, chats e correio eletrônico.

O conteúdo das disciplinas deverá ser sistematizado em diferentes formatos, a seguir especificados bem como recursos para interlocução poderão ser utilizados:

● Ambiente Virtual, com recursos de fórum, chat, biblioteca virtual, agenda, repositório de tarefas, questionários, recursos de acompanhamento e controle de cada estudante, entre outros;
● Vídeoaulas;
● Vídeo e Webconferências;
● E-mail; e sistemas de comunicação baseado na internet, síncronos e assíncronos.
● Textos em formato eletrônico (.doc ou .pdf), em número não especificado por módulo;
● Teleaulas, sendo uma por módulo, disponibilizadas no AVA;
Curso de Especialização em Gestão escolar, na modalidade a distância
● Videoconferências, sendo uma por módulo, previamente agendadas com os alunos.
● Material bibliográfico básico complementar digital.

Infraestrutura

O IFRN goza de plenos direitos para ofertar cursos de especialização na modalidade a distância concedidos pela Portaria de autorização nº 871, de 07 de abril de 2006, do Ministério da Educação. Ademais, aliada à sua experiência em EaD, na produção de videoaulas para o curso a distância do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – Proitec, dispõe dos recursos apresentados no quadro 8 e em sua infraestrutura física para realização de cursos na modalidade a distância também possui:


● Provedor de Internet;
● Rednet;
● Um estúdio de produção multimídia;
● Videoteca;
● Biblioteca;
● Uma sala de treinamento;
● Uma sala de reuniões e estudo;
● Uma sala de produção de material multimídia;
● Uma sala de coordenação.


As experiências de educação a distância mostram que o processo de ensino e aprendizagem são mais ricos quando podem contar com polos de atendimento. Um indicador importante é a queda nos índices de evasão quando se dispõe desses ambientes de estudo, onde podem contar com uma infraestrutura de atendimento e local para estudos, além de orientação e apoio efetivo dos tutores. Assim, os polos estabelecem e mantêm o vínculo dos estudantes com a entidade executora e deverão, portanto, funcionar como laboratórios pedagógicos com equipamentos que serão utilizados ao longo do processo ensino e aprendizagem.

Em relação ao processo ensino aprendizagem, nos polos, serão realizadas aulas presenciais ou via videoconferência, videoaulas, tutoria presencial, estudos individuais ou em grupo, avaliações presenciais de conteúdo e institucionais.

Para dar suporte a esse processo ensino-aprendizagem a infraestrutura dos polos deverá contar com computadores com acesso à conexão de Internet banda larga e webcam (acessório que permitirá ao educando não apenas a assistir às videoconferências, mas também a interagir com os orientadores à distância), além de telefone ou outros meios que venham a ser necessários para que possa ocorrer a tutoria à distância.

Requisito

O Curso de Especialização em Gestão Escolar destina-se a portadores/as de diploma de graduação, tendo prioridade diretores escolares em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais. Havendo vagas remanescentes, poderão ser contemplados também coordenadores pedagógicos em exercício nas mesmas escolas, além de técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação que atuem na área de formação para diretores escolares.

Formas de Acesso

O acesso ao Curso será realizado por meio de processo seletivo, conveniado e/ou aberto ao público, podendo ser realizado através de programas de acesso, análise curricular, entrevista ou provas (exames). O processo de seleção será regido por edital próprio.

Projeto Político Pedagógico

Acesse aqui para conhecer mais sobre a proposta do projeto da especialização.