Especialização Gestão Escolar para Educação Profissional e Tecnológica

A pós-graduação em Gestão para a Educação Profissional e Tecnológica busca qualificar gestores e docentes para atuar no ensino técnico e tecnológico, com foco na administração de instituições da rede federal e estadual de ensino profissionalizante.

Coordenação: Profª Francinaide de Lima Silva Nascimento.

Polos de ensino: Canguaretama, Martins, Natal, Grossos, João Câmara e Mossoró

Perfil Profissional

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade a distância, está fundamentado, dentre outros também vigentes e aplicáveis, nos dispositivos legais que tratam dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu:

● o conhecimento sobre como investigar o ambiente social, cultural, econômico e político em que se situa a escola;


● a compreensão das relações de poder, da importância da comunicação interna e externa à escola e do trabalho em equipe;


● o planejamento dialógico, a (re)elaboração de projetos pedagógicos e de planos de ensino, a avaliação institucional e a implementação de ferramentas de gestão e de novos processos de organização do trabalho escolar e pedagógico de forma democrática e participativa;


● a mobilização da capacidade de diálogo dos coletivos escolares para a elaboração compartilhada de propostas e estratégias destinadas a enfrentar os desafios sociais, educacionais, econômicos e ambientais que surgem, pautadas pelos valores da ética e da emancipação social;


● a implementação de processos que visem à inclusão social e educacional, à igualdade e ao respeito às diversidades culturais (culturais, étnicas, raciais, geracionais, de gênero, orientação sexual, territoriais, políticas e religiosas e de pessoas com deficiência);

● a transparência na gestão dos recursos, privilegiando ampla discussão e decisão em relação à sua aplicação;


● a valorização dos membros da comunidade escolar, dando voz e escuta ativa aos/às estudantes e às suas representações, aos/às docentes, pais, mães ou responsáveis, funcionários/as técnico administrativos e conselho escolar ou órgãos colegiados;

● o amplo diálogo com a comunidade, com as entidades de representação, com os sistemas de ensino e com o poder público;

● o comprometimento com os valores e as normas do serviço público, a cultura do controle social, a valorização das relações com os sistemas de ensino, as comunidades e os movimentos sociais, na perspectiva da gestão democrática e participativa;

● a participação da escola em redes de cooperação comprometidas com a expansão da EPT pública, democrática, inclusiva e emancipatória; Curso de Especialização em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade a distância IFRN, 2024

● a divulgação dos sucessos obtidos pelo coletivo da escola, seus/suas professores/as, estudantes e técnico-administrativos;

● as formas pelas quais a gestão na EPT pode contribuir para atenuar os riscos da evasão e do abandono discentes e encorajar a permanência e o êxito escolares.

Recursos Didáticos

O Curso utiliza a plataforma virtual de aprendizagem Moodle como principal meio de contato entre o aluno e a instituição. Serão elaboradas, por meio dessa plataforma, as ferramentas específicas de interação com os professores, tutores e alunos, tais como fóruns, chats e correio eletrônico.

O conteúdo das disciplinas deverá ser sistematizado em diferentes formatos, a seguir especificados bem como recursos para interlocução poderão ser utilizados:

● Ambiente Virtual, com recursos de fórum, chat, biblioteca virtual, agenda, repositório de tarefas, questionários, recursos de acompanhamento e controle de cada estudante, entre outros;
● Vídeoaulas;
● Vídeo e Webconferências;
● E-mail; e sistemas de comunicação baseado na internet, síncronos e assíncronos.
● Textos em formato eletrônico (.doc ou .pdf), em número não especificado por módulo;
● Teleaulas, sendo uma por módulo, disponibilizadas no AVA;
Curso de Especialização em Gestão escolar, na modalidade a distância
● Videoconferências, sendo uma por módulo, previamente agendadas com os alunos.
● Material bibliográfico básico complementar digital.

Infraestrutura

O IFRN goza de plenos direitos para ofertar cursos de especialização na modalidade a
distância concedidos pela Portaria de autorização nº 871, de 07 de abril de 2006, do Ministério da Educação. Ademais, aliada a sua experiência em EaD, na produção de teleaulas para o curso a distância do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – Proitec, dispõe dos recursos apresentados no quadro 2 e em sua infraestrutura física para realização de cursos na modalidade a distância também possui:


● provedor de Internet;
● Rednet;
● um estúdio de produção multimídia;
● videoteca;
● biblioteca;
● uma sala de treinamento;
● uma sala de reuniões e estudo;
● uma sala de produção de material multimídia;
● uma sala de coordenação.

Requisito

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica destina-se a portadores/as de diploma de graduação.

Formas de Acesso

Poderão participar do curso profissionais portadores/as de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), preferencialmente atuantes ou que pretendem atuar em espaços e funções de gestão na Educação Profissional e Tecnológica pública, em especial na direção e vice-direção de escola, coordenação pedagógica, orientação educacional e supervisão de ensino, dentre outros.

Projeto Político Pedagógico

Acesse aqui para conhecer mais sobre a proposta do projeto da especialização.