Mestrado profissional: Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação
A formação de pessoal qualificado, de agentes multiplicadores e de pesquisadores na área de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação tecnológica deve ocorrer de maneira relevante e articulada com a atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das organizações. Além disso, é essencial o incentivo à pesquisa nessas áreas sob uma perspectiva interdisciplinar, com o objetivo de fortalecer o exercício das competências atribuídas aos NITs.
Por fim, destaca-se a importância da produção, difusão e aplicação do conhecimento relacionado à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia voltada à inovação tecnológica, visando ao desenvolvimento local, regional e nacional.
Coordenador do curso: Fábio Augusto Procópio de Paiva.
Corpo Docente
Fábio Augusto Procópio de Paiva – Coordenador do curso e lotado do Campus Parnamirim
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2855980539505619
Paula Ivani Medeiros dos Santos – vice-coordenadora e lotada do Campus Macau
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1631947914918841
Aluisio Igor Rêgo Fontes – Campus Pau dos Ferros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7848819859172650
Antônio Higor Freire de Morais – Campus Parnamirim
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7568055799308361
Ayla Márcia Cordeiro Bizerra – Campus Pau dos Ferros Lattes: http://lattes.cnpq.br/0416876292590430
Daniele Bezerra dos Santos – Campus Pau dos Ferros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5283796635348667
Diego da Silva Pereira Matrícula – Campus Parnamirim
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8773385390737695
Dyego da Costa Santos – Campus Pau dos Ferros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8773385390737695
Elisabete Piancó de Sousa – Campus Pau dos Ferros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1113711276098324
Emanuel Neto Alves de Oliveira – Campus Pau dos Ferros Lattes: http://lattes.cnpq.br/8785951951414869
João Maria Araújo do Nascimento – Campus Parnamirim
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0572726574522312
João Paulo Queiroz dos Santos – Campus Zona Leste
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2413250851590746
João Ricardo Freire de Melo – Campus Nova Cruz
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0438872069979776
João Teixeira de Carvalho Neto – Campus Zona Leste
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6517981413434811
Leandro Silva Costa – Campus Canguaretama
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4991977240761750
Liária Nunes da Silva – Campus João Câmara
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5938755875411138
Manoel do Bonfim Lins de Aquino – Campus Pau dos Ferros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3750313477879031
Maria José de Holanda Leite – Campus Pau dos Ferros
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9553311470144119
Mariana Santana Santos Pereira da Costa – Campus João Câmara – IFRN Lattes: http://lattes.cnpq.br/6295062398594903
Rômulo Magno Oliveira de Freitas – Campus Pau dos Ferros Lattes: http://lattes.cnpq.br/4394280228144395
Taciano Pessoa – Campus Pau dos Ferros
Imfraestrutura
O IFRN goza de plenos direitos para ofertar cursos de especialização na modalidade a distância concedidos pela Portaria de autorização nº 871, de 07 de abril de 2006, do Ministério da Educação. Ademais, aliada à sua experiência em EaD, na produção de teleaulas para o curso à distância do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – Proitec, dispõe dos recursos em sua infraestrutura física para realização de cursos na modalidade a distância e também possui:
● provedor de Internet;
● Rednet;
● um estúdio de produção multimídia;
● videoteca;
● biblioteca;
● uma sala de treinamento;
● uma sala de reuniões e estudo;
● uma sala de produção de material multimídia;
● uma sala de coordenação.
As experiências de educação a distância mostram que o processo de ensino e aprendizagem são mais ricos quando podem contar com polos de atendimento. Um indicador importante é a queda nos índices de evasão quando se dispõe desses ambientes de estudo, onde podem contar com uma infraestrutura de atendimento e local para estudos, além de orientação e apoio efetivo dos tutores.
Assim, os polos estabelecem e mantêm o vínculo dos estudantes com a entidade executora e deverão, portanto, funcionar como laboratórios pedagógicos com equipamentos que serão utilizados ao longo do processo ensino e aprendizagem.
Objetivo do Curso
O PROFNIT estrutura sua formação nos seguintes pilares:
● a formação de pessoal qualificado, de agentes multiplicadores e de pesquisadores na área de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação tecnológica, de forma relevante e articulada com a atuação de NITs das organizações;
● o incentivo à pesquisa na área da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação tecnológica, sob a perspectiva interdisciplinar, para exercer as competências dos NITs;
● a produção, a difusão e a aplicação do conhecimento relacionado com propriedade intelectual, transferência de tecnologia para inovação tecnológica visando os desenvolvimentos local, regional e nacional.
Perfil do Egresso do Profnit
Na sua atuação dentro das competências dos NITs, o mestre PROFNIT deverá ter os conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, estando habilitado a interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico. Destacam-se:
● Conhecer legislação e políticas públicas referentes à Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e à Inovação Tecnológica;
● Conhecer e propor políticas de estímulo à proteção das criações;
● Avaliar a conveniência da proteção das criações e sua divulgação; ● Processar pedidos e fazer a manutenção dos títulos de propriedade intelectual;
● Atuar no licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
● Desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs); ● Desenvolver estudos e estratégias para a transferência das inovações geradas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs);
Linha de Pesquisa
Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação em Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).
Estrutura Pedagógica
Para integralização dos créditos, serão consideradas apenas as disciplinas constantes no catálogo de disciplinas do PROFNIT. Para fazer jus ao título de Mestre em Propriedade Intelectual em Transferência de Tecnologia para Inovação o aluno deverá ter cumprido todas as exigências do programa que estabelece a integralização mínima de 30 (trinta) créditos, dos quais 15 (quinze) em disciplinas obrigatórias, 6 créditos em disciplinas optativas/eletivas, 3 créditos em seminários, 6 créditos na oficina profissional.
A estrutura curricular é composta por 4 semestres, o primeiro semestre possui 4 disciplina
Projeto Político Pedagógico
Clique aqui para ler mais sobre o Projeto Político Pedagógico do curso.