Diretor-geral do campus Natal-Zona Leste participa da aula inaugural do curso de Formação em Ecossistemas Inovadores na Gestão Escolar.
14 de abril de 2026
O diretor do Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN, professor José Roberto dos Santos, participou, no dia 14 de abril de 2026, da aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Ecossistemas Inovadores na Gestão Escolar, realizada em Mossoró/RN.
O gestor integrou a mesa de abertura do evento, que contou também com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, além de representantes da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) e da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).
A iniciativa tem como objetivo promover a qualificação profissional de gestores escolares da rede pública estadual, com foco na gestão democrática, conforme previsto na Lei Complementar nº 585/2016. O curso será ofertado na modalidade a distância (EaD) e reúne participantes de diversas Diretorias Regionais de Educação (DIRECs), incluindo Macau, Angicos, Caicó, Assú, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros.
Durante a programação, foram apresentados os objetivos e a estrutura do curso, além de debates sobre os desafios da gestão democrática no cotidiano escolar. A conferência de destaque, proferida pelo Prof. Dr. Antônio Cabral, abordou o tema “Desafios da gestão democrática no cotidiano escolar: quem tem voz na escola? ”, contribuindo para a reflexão sobre práticas participativas na educação.
A participação dos professores José Roberto dos Santos e José Arnóbio de Araújo Filho na mesa de abertura reforça o protagonismo do Campus Avançado Natal – Zona Leste nas ações institucionais voltadas à formação continuada, além de evidenciar o fortalecimento das parcerias entre o IFRN, a SEEC/RN e a FUNCERN em prol da melhoria da gestão escolar e da educação pública.
