Aula inaugural marca início de novas turmas de Gestão Ambiental e Gestão Pública do IFRN/ZL para pessoas privadas de liberdade

Nesta manhã, o Campus Avançado Natal – Zona Leste do IFRN realizou a aula inaugural dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão Pública voltados para pessoas privadas de liberdade. O evento ocorreu de forma remota, marcando mais um passo em uma iniciativa importante de capacitação e ressocialização de detentos.

O evento contou com a participação dos alunos ingressantes, do reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo, do diretor-geral do campus ZL, professor José Roberto dos Santos, da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFRN e da Pesquisa e Acompanhamento Pedagógico do Núcleo de Pesquisa em Educação Prisional (NUPESEP) da instituição, professora Edneide Bezerra, do professor formador da UAB no IFRN, Francisco Augusto Cruz, do Juiz Auxiliar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Bruno Montenegro, e de outras autoridades.

A aula inaugural contou com boas-vindas e discursos enfatizando a importância da educação como um caminho para a transformação e uma oportunidade de adquirir novas perspectivas de futuro. Durante o evento, Bruno Montenegro nomeou os estudantes ingressantes de “ancestrais do amanhã”. Em seguida, a Edneide Bezerra fez questão de complementar: “eles são os ancestrais do amanhã. E aí eu acho que é isso, eles são o sonho da utopia, a utopia do que a gente deseja construir. A gente deu esse passo. Mais um passo nesse processo, e agora que vêm outros passos, e eles vão nos mostrar esse caminho”.

Na ocasião, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, enfatizou que através da educação: “a oferta dos cursos é importante para que outras pessoas privadas de liberdade possam saber que podem mudar sua história”. Ao tomar essa iniciativa, o IFRN demonstra o cumprimento de sua função social e aderência ao seu projeto pedagógico, que preza pela inclusão de todas as pessoas, independentemente de suas circunstâncias. Este é muito importante, pois reflete o compromisso da instituição em garantir que o acesso à educação seja verdadeiramente inclusivo, possibilitando que todos os indivíduos tenham a oportunidade de se capacitar e transformar suas vidas por meio do aprendizado.

A aula inaugural remota marca o início de um programa que busca contribuir para a redução da reincidência criminal e para a reintegração bem-sucedida de indivíduos na sociedade após o período de detenção.

Endereço

Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000

Redes Sociais