Extensão

Projetos de Extensão

2022: Projeto Alvorada

O Projeto Alvorada tem o objetivo de capacitar 20 mulheres, egressas do sistema prisional, visando promover inclusão social e inserção no mundo do trabalho. Para o estado do Rio Grande do Norte, o IFRN propõe realizar o projeto no município de Natal, de modo a atender também pessoas egressas da região metropolitana em torno da capital do estado.  O campus ofertante – Campus Avançado Natal Zona Leste – possui expertise na área do curso, bem como conta com as experiências que vem desenvolvendo no campo de Educação de Jovens e Adultos, bem como em Educação Prisional, através de ações formativas realizadas pelo Campus. Para o presente projeto, vislumbra-se o diferencial de direcionar a oferta do curso para uma turma de mulheres, destacando assim, ações que visam valorizar e fortalecer as condições de gênero com finalidade de minimizar os quadros de violência sofridas por esta parcela da população, contribuindo para o incremento das condições sociais e familiares das mulheres que cumpriram penas não somente estabelecer ações isoladas de capacitação e/ou oferta de vagas, mas de estabelecer ações integradas com o objetivo de empoderar as pessoas egressas enquanto cidadãs de direitos básicos. A Coordenação Geral é do Professor Albérico Canário, a Coordenação Pedagógica é a professora Edneide Bezerra, o Supervisor de Estágio é o Professor Francisco Augusto. Os professores das diversas disciplinas oferecidas nos três cursos (Informática básica, Empreendedorismo e Inovação e Auxiliar Administrativo) são professores do próprio IFRN. As alunas serão acompanhadas ao longo dos oito meses por um grupo de tutoras e por uma Equipe Multidisciplinar. O Projeto é financiado pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN e tem como parceiro a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte.

 

2022: Projeto de Elevação de Escolaridade no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte

O Projeto de Elevação de Escolaridade no Sistema Prisional do Rio Grande do Norte tem o objetivo de potencializar o ensino regular da EJA oferecida no Complexo Prisional Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio – CPEAMN e na Cadeia Pública de Apodi com foco no Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Com a oferta semanal de aulas de Matemática, Ciências da natureza e Temas transversais, por professores e estudantes das licenciaturas do IFRN. As aulas acontecem todas as quintas-feiras das 13:00 às 17:00 na modalidade a distância, com aulas expositivas, realização de atividades e interatividade entre estudantes e professores. A Coordenação do Projeto de Elevação de Escolaridade é do Professor Albérico Canário (Campus Natal Zona Leste) e conta com outros quatro bolsistas das três áreas contempladas pelo projeto, terá duração de 6 meses e ao final, oferecerá comprovação para remição nas penas pelas aulas assistidas pelos estudantes. Ao total são contemplados 60 alunos privados de liberdade: 20 no pavilhão masculino e 20 no pavilhão feminino do CPEAMN e 20 na Cadeia Pública de Apodi. O Projeto é financiado com recursos do Programa Novos Rumos na Execução Penal, do TJRN e tem parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e com a FUNCERN.

 

2021: Projeto Círculos de Leitura e Escrita: Contribuindo para a transformação de vidas por meio da Educação.

O projeto de extensão “PROJETO CÍRCULOS DE LEITURA E ESCRITA: CONTRIBUINDO PARA A TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS POR MEIO DA EDUCAÇÃO” tem por objetivo a promoção da cidadania e garantia de direitos das pessoas privadas de liberdade, por meio de oficinas de Leitura e Escrita, considerados interesses comuns ou convergentes, entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, visando oferecer a 40 homens privados de liberdade e a 20 mulheres privadas de liberdade, em total de 60 beneficiários do Complexo Prisional Agrícola Mário Negócio – Mossoró/RN, Cadeia Pública de Caraúbas/RN e Presídio Estadual do Seridó (Pereirão) em Caicó/RN, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, contribuindo com a formação crítica e emancipadora, através de atividades educacionais de leitura, problematização e produção de textos utilizando literatura brasileira e mundial, construindo conexões com outras formas de expressões artísticas, com base na Lei Estadual de Nº 10.182, de 21/02/2017, que implementa a remição da pena através da leitura e escrita.

 

2020: Caminhos para a liberdade: Oficinas pedagógicas de língua portuguesa, matemática e física para estudantes privadas de liberdade.

Da população prisional brasileira, 75% não chegou ao Ensino Médio e menos de 1% dos presos têm graduação. Pode-se constatar que a população carcerária é composta pelo segmento social marginalizado historicamente, o qual não teve, em sua condição de vida antes do encarceramento, acesso aos direitos sociais básicos, como saúde, trabalho e, em especial, educação.
Nesse sentido, o projeto de extensão “CAMINHOS PARA A LIBERDADE: OFICINAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E FÍSICA PARA ESTUDANTES PRIVADOS DE LIBERDADE” objetivou ações afirmativas que oportunizassem aos apenados das Penitenciárias Estaduais de Mossoró/RN e Caicó/RN, oficinas de Física, Matemática e Língua Portuguesa. As aulas foram transmitidas pela plataforma virtual de reuniões Google Meet e ministradas por professores e alunos do IFRN membros do projeto. Justificamos a importância socioeducacional desse projeto de extensão, pois percebemos a dificuldade dos alunos privados de liberdade nas disciplinas correlacionadas às áreas de linguagens e ciências exatas, ocasionadas pela deficiência na Educação Básica.

Endereço

Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000

Redes Sociais