Ensino

A EDUCAÇÃO PRISIONAL NO IFRN

2017

No ano de 2017, o IFRN teve aprovados em seu processo seletivo discente um grupo de 9 pessoas privadas de liberdade. Foram aprovados no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental através da nota do ENEM: 7 alunos do Presídio Federal de Mossoró e 2 alunos do Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio – CPEAM, também em Mossoró.

Estes dois presídios são referência na oferta de Educação de Jovens e Adultos – EJA em todo o Rio Grande do Norte. Além disso, a estrutura física oferecida e equipes em ambos presídios possibilita a oferta da assistência educacional pelo Estado.

O presídio Federal de Mossoró é destinado a presos de elevada periculosidade e que devem cumprir suas penas em isolamento. Apesar disso, a oferta de saúde, educação, lazer, assistência religiosa e acesso a familiares é oferecida conforme estabelece a Lei de Execuções Penais. Já o Presídio Agrícola, possui uma estrutura antiga, mas mantêm-se em constante reforma. Entre os anos de 2017 e 2021, o Poder Judiciário através da Vara da Execução Penal de Mossoró e do Conselho da Comunidade da Comarca de Mossoró, comandados pela juíza Dra. Cinthia Cibele e pela professora e presidente do Conselho da comunidade Laysa Glícia, têm destinado benefícios estruturais à CPEAMN através de recursos provenientes das penas pecuniárias (a pena pecuniária pune crimes de menor potencial ofensivo com o pagamento em dinheiro).

No Complexo Penal Mário Negócio, existe uma biblioteca com espaços apropriados para estudo e já contava com estudantes universitários de instituições privadas. O espaço é mantido pelo Conselho da Comunidade, que é um dos órgãos da Execução Penal, regulado pela Lei 7.210, de 11/07/1984, – Lei de Execução Penal – que representa a real possibilidade de intervir nas relações sociais dentro e fora da prisão.

Foto 1, 2 e 3: Visita do Reitor Prof. Dr. Wyllys Abel Farkatt Tabosa (2016-2020) e professores à Penitenciária Federal de Mossoró (PFMOS) para conhecer a estrutura de funcionamento do curso. Na ocasião, o reitor transmitiu uma mensagem de boas-vindas aos alunos.

2018 e 2019

Ao longo de dois anos (2018 e 2019) muito esforço foi realizado para garantir a permanência destes alunos no curso mantendo a qualidade da educação superior oferecida pelo IFRN. Um dos maiores desafios surgidos ao longo deste processo, foi a característica do cumprimento de pena nos presídios Federais, que é marcada pela rotatividade dos apenados entre os presídios do sistema Federal. Os 7 alunos aprovados foram transferidos para outros presídios do país e ficou inviável a manutenção da oferta do ensino. Por outro lado, os 2 alunos do presídio estadual CPEAMN mantiveram-se perseverantes e obtiveram o benefício da progressão de suas penas para a semiliberdade/liberdade monitorada em virtude do bom comportamento e da persistência nos estudos.

Foto 4: Seminário de Integração Acadêmica (2017.2), realizado pelo professor Francisco Augusto Cruz de Araújo, apresentando o calendário acadêmico e as disciplinas do semestre letivo.

Foto 5: Apresentação do Projeto Integrador I à banca avaliativa, realizada no Complexo Agrícola Dr. Mário Negócio. Na imagem, Profa. Edna Guilherme e Prof. José Roberto assistiram e avaliaram o trabalho do aluno.

Foto 6: Realização de aula demonstrativa de química experimental, realizada pelo Prof. Douglisnilson Morais, na Penitenciária Federal de Mossoró – PFMOS.

2020

O êxito da experiência com o presídio estadual fez com que o IFRN garantisse por meio da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB, a oferta de 10 vagas na entrada de alunos 2020.1, exclusivamente para alunos privados de liberdade nos presídios Dr. Mário Negócio, em Mossoró e Presídio Estadual do Seridó, na cidade de Caicó.

O ponto de partida para a oferta de vagas a pessoas privadas de liberdade foi a abertura de vagas para acesso discente em 2020 e a solicitação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP-RN), comandada pelo secretário Dr. Pedro Florêncio, para tal oferta. No Campus Zona Leste/IFRN estas vagas foram garantidas financeiramente pela Universidade Aberta do Brasil, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental para o semestre 2020.1. A reunião preparatória para o acerto dos termos da cooperação interinstitucional, que ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2020.

Foto 7: Reunião de Planejamento para a oferta de vagas para pessoas privadas de Liberdade, dia 10/02/2020, com presença do Diretor Geral do Campus Zona Leste, da Coordenadora da UAB, do Conselho da Comunidade de Mossoró, do Secretário de Administração Penitenciária e gestores prisionais.

Foto 8: Realização da aula inaugural para os alunos no Presídio Estadual do Seridó (Caicó-RN) e Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio (Mossoró-RN)

Foto 9: Realização da aula inaugural para os alunos no Presídio Estadual do Seridó (Caicó-RN) e Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio (Mossoró-RN)

2021

Atualmente os estudantes seguem os estudos, matriculados no terceiro período do curso, cumprindo corretamente uma rotina de estudos diários, realização de atividades síncronas e assíncronas e se comunicando diretamente com os professores de cada disciplina.

O trabalho é acompanhado por uma Comissão Científica de Acompanhamento da Educação Prisional formado por professores do IFRN, além de um mediador pedagógico que acompanha os processos de ensino e aprendizagem de perto, mantendo a autonomia dos alunos e garantindo o acesso às condições ideais de aprendizagem.

Quinzenalmente é realizada reunião com todos os educadores e profissionais envolvidos na oferta da educação, para avaliar o que já foi conquistado e os desafios que estão pela frente. Trabalhamos para garantir que a oferta da educação para pessoas privadas de liberdade obedeça aos mesmos princípios de excelência do Instituto Federal do Rio grande do Norte, que é uma instituição centenária e inclusiva no nosso estado.

Foto 10: Alunos estudando no laboratório de informática da Penitenciária Estadual do Seridó.

REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Apresentação Projeto Integrador

Oficinas Pedagógicas Microbiologia

Oficinas Pedagógicas Química Experimental

Oficinas Pedagógicas Seminários

Endereço

Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000

Redes Sociais