PROFESSORES DO IFRN VISITAM ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS – APAC, EM MACAU, E FIRMAM COLABORAÇÃO.

Um grupo de professores do Campus Natal Zona Leste esteve na APAC em Macau, para conhecer a instituição e desenvolver uma aula experimental de química para um aluno privado de liberdade que cumpre sua pena na Associação. Fizeram parte do grupo o professor Emanuel Alves, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, o professor Francisco Augusto, mediador pedagógico da Educação Prisional e os professores Olímpio José, Cosme Oliveira, Edna Guilherme e Emanuelly Marques.

A APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) é uma organização não governamental presente em todo o Brasil, que atua em colaboração com o sistema prisional, buscando a recuperação e a reintegração social de indivíduos condenados a penas privativas de liberdade. Reconhecida como entidade civil de direito privado, a APAC possui autonomia jurídica para executar suas atividades.

O principal objetivo da APAC é promover a humanização do sistema prisional, garantindo que a pena cumpra sua finalidade punitiva, mas também oferecendo oportunidades de ressocialização aos condenados. A organização busca evitar a reincidência criminal, proporcionando meios para que os indivíduos se recuperem e se reintegrem à sociedade de forma digna e responsável.

O IFRN teve um dos seus alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental transferido do Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, para a APAC Macau e dará continuidade na sua política de inclusão de pessoas privadas de liberdade na instituição, conforme prevê a Lei de Execuções Penais. O aluno e recuperando da APAC está concluindo o 1º período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, na modalidade a distância.

Ao longo dos seus estudos, o aluno será acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada por educadores com experiência no Sistema Prisional. O aluno receberá orientação, material para estudo, participará de aulas presenciais e virtuais, como também seminários e práticas integradoras previstas no Projeto Político Pedagógico do curso.

Endereço

Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000

Redes Sociais