ALUNA DO IFRN PRIVADA DE LIBERDADE CONCLUI CURSO SUPERIOR COM TCC SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS EM UNIDADE PRISIONAL
Uma estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que cumpre pena no Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio (CPEAMN) em Mossoró, concluiu sua graduação apresentando um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que destaca a importância da sustentabilidade e da gestão eficiente de resíduos.
Com o título “Geração e Gestão de Resíduos Sólidos Orgânicos em uma Unidade Prisional do Estado do Rio Grande do Norte”, o TCC foi orientado pela professora Me. Andrea Cristiane de Melo e recebeu nota 9,5 após avaliação criteriosa dos professores Dr. Willys Abel Farkat Taboza e Me. Francisco Augusto Cruz de Araújo. A pesquisa da aluna analisou a produção de resíduos alimentares em uma ala feminina do complexo prisional ao longo de 40 dias, identificando oportunidades para a redução de desperdícios e propondo a implementação de composteiras para o reaproveitamento desses resíduos na forma de adubo orgânico.
Essa aluna integra um grupo de 30 estudantes do IFRN que, mesmo em situação de privação de liberdade, continuam seus estudos através da modalidade a distância, proporcionada pelo programa Universidade Aberta do Brasil. Esta ação é realizada em cooperação com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e conta com o apoio das Varas Regionais da Execução Penal do Rio Grande do Norte. A iniciativa reforça o compromisso do IFRN com a inclusão educacional e a ressocialização, demonstrando o impacto positivo da educação na transformação de vidas e na promoção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Endereço
Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000