Ensino
A EDUCAÇÃO PRISIONAL NO IFRN
2017
No ano de 2017, o IFRN teve aprovados em seu processo seletivo discente um grupo de 9 pessoas privadas de liberdade. Foram aprovados no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental através da nota do ENEM: 7 alunos do Presídio Federal de Mossoró e 2 alunos do Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio – CPEAM, também em Mossoró.
Estes dois presídios são referência na oferta de Educação de Jovens e Adultos – EJA em todo o Rio Grande do Norte. Além disso, a estrutura física oferecida e equipes em ambos presídios possibilita a oferta da assistência educacional pelo Estado.
O presídio Federal de Mossoró é destinado a presos de elevada periculosidade e que devem cumprir suas penas em isolamento. Apesar disso, a oferta de saúde, educação, lazer, assistência religiosa e acesso a familiares é oferecida conforme estabelece a Lei de Execuções Penais. Já o Presídio Agrícola, possui uma estrutura antiga, mas mantêm-se em constante reforma. Entre os anos de 2017 e 2021, o Poder Judiciário através da Vara da Execução Penal de Mossoró e do Conselho da Comunidade da Comarca de Mossoró, comandados pela juíza Dra. Cinthia Cibele e pela professora e presidente do Conselho da comunidade Laysa Glícia, têm destinado benefícios estruturais à CPEAMN através de recursos provenientes das penas pecuniárias (a pena pecuniária pune crimes de menor potencial ofensivo com o pagamento em dinheiro).
No Complexo Penal Mário Negócio, existe uma biblioteca com espaços apropriados para estudo e já contava com estudantes universitários de instituições privadas. O espaço é mantido pelo Conselho da Comunidade, que é um dos órgãos da Execução Penal, regulado pela Lei 7.210, de 11/07/1984, – Lei de Execução Penal – que representa a real possibilidade de intervir nas relações sociais dentro e fora da prisão.
Foto 1, 2 e 3: Visita do Reitor Prof. Dr. Wyllys Abel Farkatt Tabosa (2016-2020) e professores à Penitenciária Federal de Mossoró (PFMOS) para conhecer a estrutura de funcionamento do curso. Na ocasião, o reitor transmitiu uma mensagem de boas-vindas aos alunos.
2018 e 2019
Ao longo de dois anos (2018 e 2019) muito esforço foi realizado para garantir a permanência destes alunos no curso mantendo a qualidade da educação superior oferecida pelo IFRN. Um dos maiores desafios surgidos ao longo deste processo, foi a característica do cumprimento de pena nos presídios Federais, que é marcada pela rotatividade dos apenados entre os presídios do sistema Federal. Os 7 alunos aprovados foram transferidos para outros presídios do país e ficou inviável a manutenção da oferta do ensino. Por outro lado, os 2 alunos do presídio estadual CPEAMN mantiveram-se perseverantes e obtiveram o benefício da progressão de suas penas para a semiliberdade/liberdade monitorada em virtude do bom comportamento e da persistência nos estudos.
Foto 4: Seminário de Integração Acadêmica (2017.2), realizado pelo professor Francisco Augusto Cruz de Araújo, apresentando o calendário acadêmico e as disciplinas do semestre letivo.
Foto 5: Apresentação do Projeto Integrador I à banca avaliativa, realizada no Complexo Agrícola Dr. Mário Negócio. Na imagem, Profa. Edna Guilherme e Prof. José Roberto assistiram e avaliaram o trabalho do aluno.
2020
O êxito da experiência com o presídio estadual fez com que o IFRN garantisse por meio da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB, a oferta de 10 vagas na entrada de alunos 2020.1, exclusivamente para alunos privados de liberdade nos presídios Dr. Mário Negócio, em Mossoró e Presídio Estadual do Seridó, na cidade de Caicó.
O ponto de partida para a oferta de vagas a pessoas privadas de liberdade foi a abertura de vagas para acesso discente em 2020 e a solicitação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP-RN), comandada pelo secretário Dr. Pedro Florêncio, para tal oferta. No Campus Zona Leste/IFRN estas vagas foram garantidas financeiramente pela Universidade Aberta do Brasil, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental para o semestre 2020.1. A reunião preparatória para o acerto dos termos da cooperação interinstitucional, que ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2020.
Foto 7: Reunião de Planejamento para a oferta de vagas para pessoas privadas de Liberdade, dia 10/02/2020, com presença do Diretor Geral do Campus Zona Leste, da Coordenadora da UAB, do Conselho da Comunidade de Mossoró, do Secretário de Administração Penitenciária e gestores prisionais.
Foto 8: Realização da aula inaugural para os alunos no Presídio Estadual do Seridó (Caicó-RN) e Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio (Mossoró-RN)
2021
Atualmente os estudantes seguem os estudos, matriculados no terceiro período do curso, cumprindo corretamente uma rotina de estudos diários, realização de atividades síncronas e assíncronas e se comunicando diretamente com os professores de cada disciplina.
O trabalho é acompanhado por uma Comissão Científica de Acompanhamento da Educação Prisional formado por professores do IFRN, além de um mediador pedagógico que acompanha os processos de ensino e aprendizagem de perto, mantendo a autonomia dos alunos e garantindo o acesso às condições ideais de aprendizagem.
Quinzenalmente é realizada reunião com todos os educadores e profissionais envolvidos na oferta da educação, para avaliar o que já foi conquistado e os desafios que estão pela frente. Trabalhamos para garantir que a oferta da educação para pessoas privadas de liberdade obedeça aos mesmos princípios de excelência do Instituto Federal do Rio grande do Norte, que é uma instituição centenária e inclusiva no nosso estado.
REGISTROS FOTOGRÁFICOS
Apresentação Projeto Integrador
Oficinas Pedagógicas Microbiologia
Oficinas Pedagógicas Química Experimental
Oficinas Pedagógicas Seminários
Endereço
Av. Senador Salgado Filho, 1559 – Tirol Natal / RN – CEP: 59015-000