Estudante universitária do IFRN ZL é premiada nacionalmente com obra produzida após trajetória de ressocialização
Reconhecimento destaca atuação do IFRN ZL em iniciativas de acolhimento e formação para pessoas egressas do sistema prisional. Pâmela Nóbrega é universitária de Gestão Pública e egressa do Projeto Alvorada, ambos no IFRN ZL.
05 de dezembro de 2025
A estudante Pâmela Nóbrega, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Avançado Natal–Zona Leste do IFRN, integrante do Projeto Alvorada e bolsista da Coordenação de Extensão e Ações Comunitárias (CESPA), foi uma das contempladas no Projeto Escritores do Cárcere, iniciativa do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) vinculada ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) voltada à produção literária de pessoas privadas de liberdade ou egressas do sistema prisional. A atividade é coordenada pelo juiz Fábio Wellington Ataíde Alves e pela servidora Guiomar Veras, que estiveram presentes no evento na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), nesta quarta-feira (3/12).
A ação, da qual a estudante faz parte, foi a vencedora na categoria Juiz do Prêmio Innovare 2025, uma das distinções mais relevantes do sistema de Justiça brasileiro. A premiação reconhece práticas que fortalecem cidadania, reinserção social e acesso a direitos — e o protagonismo de Pâmela reforça a articulação entre o projeto do TJRN e as políticas de educação, acolhimento e ressocialização promovidas pelo IFRN.
No Instituto, a estudante também integra a Pesquisa de Letramento Estudantil, voltada ao incentivo à leitura, à escrita e ao desenvolvimento acadêmico. Sua participação no Alvorada e nas atividades extensionistas do campus evidencia o impacto das ações institucionais na reconstrução da trajetória de pessoas egressas.




Pâmela avalia que o reconhecimento nacional reflete um percurso coletivo, sobretudo diante dos desafios e estigmas relacionados ao sistema prisional. Ela afirma que o resultado demonstra a força de iniciativas que unem educação, cultura e políticas públicas. Para a estudante, o destaque alcançado pelo projeto reforça a necessidade de ampliar oportunidades para novos egressos e fortalecer ações que promovam reinserção social efetiva.
A relação da estudante com a escrita se intensificou durante o período em que esteve encarcerada, quando enfrentou agravamento da depressão. Nesse contexto, a produção textual tornou-se ferramenta de apoio emocional e expressão criativa. Foi então que concluiu seu primeiro romance infantojuvenil e iniciou um livro de crônicas sobre vivências no cárcere, que serviram como base para sua inserção posterior no Escritores do Cárcere.
Ao chegar ao IFRN-ZL, Pâmela encontrou um ambiente de acolhimento e formação contínua. A participação em oficinas, pesquisas e atividades do Projeto Alvorada contribuiu para reorganizar sua trajetória acadêmica e ampliar perspectivas pessoais e profissionais. Ela destaca que os últimos meses marcaram avanços significativos e consolidaram um processo de reconstrução baseado em educação, apoio institucional e acesso a novas oportunidades.

A cerimônia de formatura da atual turma do Projeto Alvorada ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 10/12, no Campus Natal–Zona Leste. Para Pâmela, o encerramento do curso representa a conclusão de um ciclo construído coletivamente, com participação de estudantes, servidores e parceiros institucionais. Será seu primeiro processo formativo em solenidade institucional, etapa que considera fundamental para seguir avançando na graduação e em futuras qualificações.
Desenvolvido pelo IFRN-ZL, o Projeto Alvorada promove atividades educativas, culturais e psicossociais voltadas a pessoas privadas de liberdade ou egressas, oferecendo aulas, oficinas, orientação acadêmica e apoio especializado. A conquista relacionada à atuação de Pâmela demonstra os resultados concretos do projeto e reafirma o papel da educação pública como instrumento de transformação social.


