Embarcatech inicia fase prática de residência com abertura dos polos em Natal e Currais Novos

Evento marca o início da Residência Tecnológica com 100 estudantes bolsistas atuando em projetos voltados a sistemas embarcados

O Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA), promove nos dias 10 e 11 de abril o evento “Residência Embarcatech – Kickoff: Abertura dos Polos”. A programação celebra o início da fase prática da Residência Tecnológica, com cerimônias no auditório da Reitoria do IFRN, em Natal, e no auditório do Campus Currais Novos.

A abertura do polo Natal será realizada nesta quinta-feira (10), às 10h, na Reitoria. Já a cidade de Currais Novos terá sua cerimônia na sexta-feira (11), às 16h, no campus seridoense. As atividades darão as boas-vindas aos 100 estudantes selecionados para integrar a residência: são 70 residentes em Natal e 30 em Currais Novos. Todos receberão bolsas de estudo durante os 12 meses de duração do programa.

Durante a residência, os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos na primeira fase do projeto em estudos de caso e soluções práticas, com foco em áreas estratégicas como educação, segurança, indústria e saúde, explorando especialmente as aplicações da Internet das Coisas (IoT).

Formação técnica com impacto social e tecnológico

O EmbarcaTech é um programa nacional de capacitação voltado para alunos de graduação e recém-formados nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase em sistemas embarcados. A proposta é preparar os participantes para desafios reais do setor, formando profissionais capazes de atuar em um mercado em constante crescimento e inovação.

No Rio Grande do Norte, o projeto é executado pelo Campus Natal – Zona Leste, através do LAICA, em parceria com outras cinco instituições: Instituto Federal do Piauí (IFPI), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Centro de Excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CEPEDI) e Hardware Brasil (HWBr). As ações são coordenadas nacionalmente sob credenciamento do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI).