EmbarcaTech visita a sede do Fiern em Natal para garantir parcerias industriais
Esta parceria ajudará na fase final do projeto, onde alunos irão fazer uma residência em empresas industriais para aplicar seu conhecimento em sistemas embarcados.
19 de maio de 2025O Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), representado pelos integrantes do EmbarcaTech, visitou a sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) nesta quinta-feira (14). O objetivo foi buscar apoio de empresas para a fase final do projeto, na qual alunos irão fazer uma residência em empresas industriais para aplicar seu conhecimento em sistemas embarcados.
A visita promoveu um debate com a Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação (COINCITEC) da federação. Este encontro contou com a participação de representantes de empresas, além de colaboradores da Federação, bolsistas, pesquisadores e representantes das instituições envolvidas na execução do projeto.
Recentemente, o EmbarcaTech publicou o edital nº 17/2025 DG/ZL/RE/IFRN, que seleciona entidades públicas e/ou privadas para participar do projeto por meio de Acordo de Cooperação Técnica. O intuito é desenvolver projetos com base em desafios tecnológicos, além de propiciar aos residentes a atuação na construção de soluções para as demandas reais.
O encontro proporcionou ainda um momento de debate e esclarecimento de dúvidas quanto aos resultados esperados pelos industriais e bolsistas participantes.

No Rio Grande do Norte, o EmbarcaTech é executado pelo IFRN, por meio do Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA), com coordenação nacional da Softex e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O estado contará com dois polos de atuação, em Natal e Currais Novos, e uma estrutura formada por mais de 20 profissionais e 100 bolsistas na residência tecnológica.
O evento contou ainda com a participação dos professores João Moreno Vilas Boas, coordenador acadêmico; Diego Pereira, líder do Polo Natal; Andouglas Silva, líder técnico no Polo Currais Novos; e Danilo Cortez, assessor de Projetos. A diretora da FIERN e vice-presidente do SIMETAL-RN, Tercina Suassuna, também prestigiou a iniciativa.
Sobre o EmbarcaTech
O EmbarcaTech é um programa nacional de capacitação voltado para alunos de graduação e recém-formados nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase em sistemas embarcados. A proposta é preparar os participantes para desafios reais do setor, formando profissionais capazes de atuar em um mercado em constante crescimento e inovação.
O projeto segue algumas etapas. A fase inicial do EmbarcaTech consistiu em um treinamento intensivo de três meses sobre “sistemas embarcados” e “Internet das Coisas (IoT)”, oferecido à distância para 6000 alunos, dos quais mil serão de responsabilidade do IFRN.
Esse módulo incluiu estudos de caso em áreas como agricultura, indústria, cidades inteligentes e logística, com a emissão de certificados para os alunos que concluírem o curso com êxito.
A segunda fase é destinada aos alunos que passaram em um processo seletivo interno e participam de uma residência tecnológica de 12 meses. Nessa etapa, os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos em projetos reais de empresas parceiras, recebendo bolsas de estudo para dedicação integral. Então, eles vão atuar nas empresas para que todo conhecimento que obtiveram durante o EmbarcaTech seja posto em prática.
No Rio Grande do Norte, o projeto é executado pelo Campus Natal – Zona Leste, através do LAICA, em parceria com outras cinco instituições: Instituto Federal do Piauí (IFPI), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Centro de Excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CEPEDI) e Hardware Brasil (HWBr). As ações são coordenadas nacionalmente sob credenciamento do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI).
O EmbarcaTech faz parte de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). O projeto promove o ensino de programação e sistemas embarcados para jovens e adultos. No Rio Grande do Norte, o programa ocorre nos municípios de Natal e Currais Novos.