Estudantes do IFRN/SGA visitam a sede do Campus Natal – Zona Leste e participam de oficina literária sobre “O Pequeno Príncipe”
Atividade promovida pelo IFRN/ZL reforça parceria entre campi e amplia os estudos em Literatura para alunos de Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante.
06 de março de 2025
Alunos do curso técnico em Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram, no dia 26 de fevereiro, de uma Oficina Literária sobre O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. A atividade foi promovida pela Especialização em Literatura e Ensino do Campus Avançado Natal-Zona Leste, sob a coordenação da professora Maria das Graças de Aquino Santos.
Além de fortalecer a parceria entre os campi, a oficina teve como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura.
A professora Graça Santos, coordenadora do curso de especialização em Literatura e Ensino do IFRN/ZL, idealizou uma oficina baseada na obra “O Pequeno Príncipe”, buscando conectar a formação dos estudantes do ensino médio com a prática acadêmica da pós-graduação. A iniciativa de uma oficina surgiu a partir da recorrência do livro nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da especialização.
A proposta foi ampliada quando a docente indicou a leitura da obra para os seus alunos do ensino médio. “Eu quis juntar o conteúdo que eles leram no Campus São Gonçalo com algo prático que já tínhamos no Campus Zona Leste. Como essa obra sempre é trabalhada na especialização, fazia sentido utilizar essa estrutura para enriquecer o aprendizado dos alunos do ensino médio”, afirmou.

A recepção dos alunos foi bastante positiva. “Eles participaram ativamente e conseguiram apresentar suas percepções sobre a obra. Inclusive, vou compartilhar alguns vídeos das apresentações deles, que aconteceram depois que eu e a professora colaboradora da especialização falamos sobre o livro”, destacou Graça Santos.
Diante do sucesso da iniciativa, a professora pretende expandir a atividade. “Pretendemos manter essa parceria e ampliar o acesso dos alunos do ensino médio à oficina. Como conheço bem a realidade do Campus São Gonçalo do Amarante, meu objetivo é levar mais turmas ao longo deste ano. Queremos fortalecer essa iniciativa, proporcionando aos alunos um contato mais aprofundado com a literatura e com os métodos de ensino que aplicamos na especialização”, concluiu.
A “Oficina do Pequeno Príncipe” representa uma oportunidade para aproximar os estudantes do ensino médio da pesquisa acadêmica e do estudo literário de forma interativa e significativa. A iniciativa reflete o compromisso do IFRN em oferecer experiências enriquecedoras e integradas entre seus diferentes campi.