Estudantes do Projeto Alvorada conhecem as dependências do Campus Natal – Zona Leste do IFRN
Além de conhecer as dependências do Campus, eles receberam material didático e fardamento.
08 de abril de 2025
Thuane Souza, de 36 anos, é uma mulher trans e encontrou no Projeto Alvorada uma chance de ter conhecimento em empreendedorismo para montar seu futuro profissional. Mas, para chegar ao seu sonho, ela passou por muitos problemas, como a prostituição e o consumo de drogas.
Enquanto estava trabalhando, ela foi presa por portar drogas. Apesar de ter sido solta após o cumprimento da pena, ela relatou que teve dificuldade de encontrar um novo emprego.
“A dificuldade das mulheres trans, como eu, hoje em dia, é o trabalho. A gente sempre ouve um “não”. Se querem contratar, querem que a gente seja uma coisa que a gente não pode ser? Roupas masculinas, cortar o cabelo… Através desse curso, eu vou aprimorar minha sabedoria e obter novos conhecimentos.”, comentou.
A realidade de Thuane é tão comum quanto a de seus colegas, que saíram da prisão e buscam o IFRN para conseguir um curso profissionalizante.
Os estudantes do Projeto Alvorada visitaram, na tarde desta segunda-feira (7), as dependências do Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL). O projeto pretende formar alunos por meio de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC).
Durante os oito meses de formação, os estudantes terão acesso a disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática Básica, Informática, Empreendedorismo e Marketing, além de um módulo prático para aplicação dos conhecimentos adquiridos.
A ação é ofertada pelo IFRN/ZL, com o apoio do Escritório Social, e beneficiará 30 alunos selecionados por meio de edital.



Durante a visita, os estudantes receberam fardamento, material escolar, e conheceram a infraestrutura do campus e a futura sala de aula, juntamente com os professores, com quem embarcarão nesta jornada de aprendizado.
Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Edneide Bezerra, o evento desta segunda-feira foi denominado de “momento de acolhida”, visto que puderam conhecer a equipe por de trás do projeto, além de explicar todas as diretrizes funcionais do trabalho.
“Nosso intuito é dar todas as orientações sobre o que é ser aluno do IFRN, além de apresentar os seus direitos e deveres.”, comentou.
Os alunos também foram apresentados aos monitores, que serão pessoas para ajudar quem tiver dificuldade nos estudos ou na adaptação escolar. Uma das integrantes deste tipo é a professora Emiliana Souza Soares, que neste primeiro momento mostrou todos os detalhes aos alunos e sanar todas as suas dúvidas.
“A nossa missão é fazer uma ação pedagógica para a inclusão desses alunos, a orientação acadêmica, a integração no decorrer das ações educacionais, o desenvolvimento dos projetos integradores e também a inclusão no mundo do trabalho, quando eles partem para a prática profissional.”, finalizou Emiliana.
Sobre o projeto

O Projeto Alvorada é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) no contexto do programa Pena Justa, com financiamento do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN). Integrado à Política Nacional de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional (PENAPE), o projeto tem como missão promover a inclusão social e produtiva dessas pessoas em todas as regiões do país, possibilitando a reintegração por meio da educação e da qualificação profissional.
Com essa iniciativa, o IFRN reafirma seu compromisso social e institucional com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. O curso se alinha a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo os ODS 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).