Estudantes do Projeto Alvorada tiveram uma tarde especial do Dia do Estudante
No mês de agosto, os estudantes do Projeto Alvorada tiveram momentos especiais que ajudaram na formação profissional.
26 de agosto de 2025
Nesta sexta-feira (22), os estudantes do Projeto Alvorada participaram de uma atividade especial em homenagem ao Dia do Estudante. No primeiro momento da dinâmica, eles tiveram um bate-papo sobre imagem profissional e sobre como construir uma boa reputação. A palestra faz parte de uma série de ações sobre a saúde mental dos alunos.
Durante o encontro, eles puderam desabafar sobre a condição de ser egresso prisional e também dos preconceitos acerca do fato de serem ex-apenados, além da dificuldade de conseguir a ressocialização.
Posteriormente, houve um coffee break em celebração ao mês do estudante, que aconteceu em agosto.
A coordenadora do Projeto Alvorada, professora Edneide Bezerra, explicou que a atividade fazia parte da preparação para a imersão dos alunos no estágio. Segundo ela, o encontro tratou do cuidado que os estudantes precisam ter com a imagem, com o comportamento e com as ações no mundo do trabalho.

“Nosso processo de trabalho aqui no Alvorada se dá sempre buscando a relação de afeto, a construção de vínculo e o cuidar da inclusão deles na sociedade. Seja no mundo do trabalho ou na vida cotidiana. “, disse a docente.
Esta não foi a primeira ação para estimular a valorização profissional dos alunos egressos do sistema prisional que compõem o Projeto Alvorada. Entre os dias 13 a 15 de agosto, o Projeto Alvorada recebeu a Jornada Prática Profissional, onde eles tiveram contato com uma psicóloga e um bate-papo com a equipe Escritório Social da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) sobre o funcionamento do órgão. Na oportunidade, foram esclarecidos os meios com que o Semtas ajuda as pessoas egressas do sistema prisional a se inserirem novamente no mercado de trabalho.
Já na parte de empreendedorismo, houve a presença de Marcelo Elias Oliveira, proprietário do Ponto do Morango, que contou como construiu o seu negócio.
O Projeto Alvorada é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) promovido pelo Governo Federal e executado no nosso estado pelo IFRN. Voltado para egressos do sistema prisional, o programa busca oferecer formação em empreendedorismo, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que possam contribuir para a inserção produtiva e para a autonomia financeira dos alunos.
Recentemente, o Projeto Alvorada realizou a conclusão das atividades do segundo módulo do curso e deu continuidade ao seu processo formativo, que seguirá com novos conteúdos e práticas voltados à qualificação dos participantes para o mercado.