Formatura do Projeto Alvorada marca a conclusão de um ciclo transformador para egressos do sistema prisional

Cerimônia realizada na Reitoria celebra a superação, a reintegração social e a construção de novas oportunidades de vida para os formandos do IFRN Zona Leste.

Na última quarta-feira, 10 de dezembro, os alunos do Projeto Alvorada – Ciclo II celebraram a conclusão de sua jornada acadêmica durante a cerimônia de formatura realizada na Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento fez parte do IV Simpósio de Educação Prisional, que, este ano, teve como tema “Educação Profissional e Tecnológica para pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional: direitos humanos, inclusão social e produtiva”.

Executado no Campus Avançado Natal– IFRN Zona Leste, o Projeto Alvorada promove a inclusão educacional e social de pessoas egressas do sistema prisional, oferecendo curso FIC de qualificação nas áreas de Administração, Vendas e Empreendedorismo. Com a colaboração de servidores, mentores e parceiros institucionais, o projeto busca transformar a realidade de seus alunos, proporcionando oportunidades de um recomeço.

Reflexão e superação

A cerimônia foi marcada por um discurso emocionante de Pâmella Dutra, oradora da turma, que refletiu sobre a trajetória de superação vivida por ela e pelos colegas. “Nós somos a prova viva de que a transformação é possível”, afirmou, destacando a importância do apoio institucional e da força coletiva na superação de obstáculos pessoais e emocionais. Pâmella, que também é graduanda em Gestão Pública, foi premiada recentemente no Projeto Escritores do Cárcere, o que evidencia o impacto positivo da educação na reintegração dos egressos. O texto que Pâmella leu na cerimônia foi construído coletivamente com seus colegas de turma Allef Barbosa, Silvio Evandro e Daniel Felipe.

O discurso de Pâmella foi um verdadeiro tributo ao esforço coletivo de todos os envolvidos no ciclo, que, após 8 meses de desafios e vitórias, puderam finalmente celebrar o aprendizado adquirido. “Não chegamos até aqui sozinhos. Agradecemos aos professores que nos ensinaram, desafiaram e acreditaram em nós. Às famílias que sustentaram nossos dias. Aos colegas que viraram apoio, parceria e afeto”, disse Pâmella, enfatizando a união do grupo.

Superando desafios e transformando vidas

Edneide Bezerra, coordenadora pedagógica do projeto, destacou o impacto transformador do Alvorada. Ela ressaltou que o programa não se limitou a oferecer formação profissional, mas também propôs um processo de reorganização pessoal e emocional, crucial para a reintegração dos alunos à sociedade. “Os alunos egressos saem desse processo levando consigo as reflexões necessárias para poderem delinear um novo projeto de vida”, afirmou Bezerra, ao reconhecer a importância das adaptações pedagógicas para lidar com os desafios emocionais e de base apresentados pelos estudantes.

O processo de acompanhamento individualizado, que envolveu mentoria e suporte psicológico constante, foi fundamental para garantir o sucesso do projeto. Como relatou Bezerra, os alunos não só aprenderam novas habilidades, mas também descobriram o valor da organização pessoal e da autoestima no processo de superação do encarceramento.

Reconhecimento e impacto social

A importância do Projeto Alvorada também foi ressaltada pelo Diretor-Geral do IFRN Zona Leste, professor José Roberto dos Santos, que reafirmou o compromisso do campus com a educação transformadora e inclusiva. A cerimônia também celebrou o reconhecimento nacional do projeto, que recentemente foi finalista do Prêmio Espírito Público 2025, uma das mais importantes premiações do serviço público brasileiro.

O Prêmio Espírito Público, que reconhece iniciativas de impacto social, destacou a relevância do Alvorada na inclusão de egressos do sistema prisional, promovendo a cidadania, a educação e a reintegração social por meio da qualificação profissional.

Transformando futuros, construindo oportunidades

O Projeto Alvorada é uma iniciativa do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN/SENAPPEN), em parceria com instituições de ensino por todo o Brasil como o IFRN. Além de oferecer cursos de qualificação, o projeto também é um exemplo de boas práticas de reintegração social, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a promoção de uma educação de qualidade, a redução das desigualdades e a criação de oportunidades de trabalho decente.

Ao celebrar a formatura de seus estudantes, o IFRN reafirma seu compromisso social e institucional com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, onde a educação se torna a chave para a transformação e a reintegração.

A formatura do Projeto Alvorada não apenas coroou o esforço de 30 alunos do ciclo, como simbolizou um novo começo. Agora, mais preparados, eles estão prontos para escrever seus próprios futuros com ética, responsabilidade social e, sobretudo, humanidade.