IFRN/ZL debate sobre inclusão de estudantes trans na educação do Brasil e de outros países

Evento do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional realizou simpósio para debater a desigualdade de gênero no ensino

O Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/ZL) sediou, nesta quarta-feira (9), o primeiro dia do III Simpósio Docência e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional. O evento reuniu docentes, pesquisadores e pós-graduandos para fortalecer o diálogo sobre gênero, ensino, diversidade e inovação pedagógica na perspectiva das pessoas LGBTQIAP+ e mulheres.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) foi responsável pela organização e procurou fomentar debates e trocas de experiências sobre práticas pedagógicas e a formação docente no contexto da Educação Profissional.

Além do simpósio, ocorreu simultaneamente a II Jornada Diversidade em Contextos Educativos, que abordou o tema “Pessoas trans no Ensino Superior da América Latina”.

A professora Ilane Ferreira Cavalcante, vice-coordenadora do PPGEP, destacou a importância da iniciativa:

“O evento foi uma proposta de reflexão sobre a diversidade, a formação de professores e as práticas pedagógicas dentro do IFRN, a partir das pesquisas desenvolvidas na Linha 2 do Programa, que teve justamente esse foco na formação docente e nas práticas pedagógicas inclusivas.”

  • IFRN inclusão
  • IFRN inclusão
  • IFRN inclusão
  • IFRN inclusão
  • IFRN inclusão
  • estudantes trans IFRN
  • estudantes trans IFRN
  • estudantes trans IFRN

No primeiro dia, ocorreu a conferência “Pessoas trans no Ensino Superior no Chile”, ministrada pelo Prof. Dr. Juan Cornejo Espejo, da Universidad de Bío-Bío, no Chile.

Durante a tarde, houve a mesa-redonda “Pessoas trans negras e indígenas na Pós-Graduação: olhares desde a Argentina e o Brasil”. A atividade promoveu o encontro de estudantes trans que compartilharam suas experiências na educação.

Na sequência, foi realizada a palestra “Diversidade e formação no trabalho de movimentos populares”, ministrada pela professora Anahí Guelman, da Universidad de Buenos Aires. À noite, o dia se encerrou com o lançamento de livros dos palestrantes participantes do simpósio e da jornada.

Representando a reitoria do IFRN, a pró-reitora de Extensão, Samira Delgado, afirmou que o evento foi importante por trazer uma temática que o instituto já promovia há algum tempo: a inclusão educacional verdadeira de todas as pessoas. Ela destacou que uma das formas de avançar nesse caminho seria por meio da criação de espaços de debate e da divulgação de pesquisas.

“O evento trouxe uma temática importante: diversidade, inclusão, formação humana e educação profissional. Nós, do IFRN, sempre buscamos alcançar os objetivos de diversidade, inclusão e formação humana. Acredito que esse simpósio debateu um pouco mais sobre isso (a desigualdade de gênero) e que construímos, juntos, caminhos para termos a inclusão em todas as suas formas”, declarou a professora Samira Delgado.

As atividades continuam até o dia 11 de abril

A programação dos dois eventos, vai até a sexta-feira (11), e sua organização faz parte do Projeto de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento, coordenado pelo PPGEP/IFRN em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e com a Universidade de Buenos Aires (Argentina).

O conteúdo também vai estar no canal do YouTube do IFRN Zona Leste, possibilitando o acesso ao conhecimento sobre a participação de pessoas trans no ensino brasileiro e de outros países.