IFRN/ZL e CAP/RN promovem formação para profissionais que atuam junto a estudantes com deficiência visual

Curso com 120 horas de duração oferecerá formação técnica e pedagógica voltada à inclusão educacional no RN

Na manhã desta sexta-feira (25) foi realizada uma reunião estratégica entre representantes do projeto de extensão do Campus Natal – Zona Leste do IFRN e do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual Profª Iapissara Aguiar (CAP/RN). O encontro marca a continuidade da parceria interinstitucional voltada à promoção de uma educação mais acessível e inclusiva para pessoas com deficiência visual (DV) no Rio Grande do Norte.

O principal objetivo da reunião foi o alinhamento de um planejamento colaborativo para a qualificação de profissionais da educação que atuam junto a estudantes com deficiência visual. A partir desse diálogo, foi construída uma proposta formativa que resultará na oferta de um curso com carga horária de 120 horas, dividido em módulos, com início previsto para o dia 9 de maio.

A formação será voltada a 40 profissionais da educação, com foco em conteúdos teóricos e práticos, contemplando temáticas essenciais para a inclusão educacional, como:

  • • Sistema Braile;
  • • Adaptação tátil de materiais didáticos;
  • • Uso do Sorobã (instrumento de cálculo para pessoas cegas);
  • • Técnicas de Orientação e Mobilidade;
  • • Informática Acessível;
  • • Princípios da Audiodescrição.

A proposta do curso é integrar saberes técnicos e experiências pedagógicas, promovendo uma formação contínua e comprometida com a inclusão. 

A expectativa é que, a partir das aprendizagens geradas ao longo do curso, os participantes possam contribuir com a produção de novos materiais didáticos acessíveis e fortalecer a rede de apoio a pessoas com deficiência visual no estado. 

O IFRN/ZL reafirma, com essa iniciativa, o compromisso com a construção de uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, em articulação com instituições e profissionais que compartilham dessa missão.