IFRN/ZL é destaque na 7ª SECITEX com duas premiações

Campus Natal–Zona Leste do IFRN conquista dois prêmios no Congresso de Iniciação Científica da 7ª SECITEX.

O Campus Natal – Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se destacou na 7ª Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (SECITEX) com dois prêmios em reconhecimentos às ações acadêmicas e extensionistas. O evento aconteceu no IFRN – Zona Norte e no Partage Norte Shopping, entre os dias 14 e 16 de outubro.

No Congresso de Iniciação Científica (CONGIC), realizado na programação da SECITEX, o IFRN/ZL conquistou duas premiações. A professora Lidiane Medeiros recebeu com entusiasmo o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na pesquisa “Análise das Práticas e Procedimentos dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) no Programa de Gestão e Desempenho: Estudo de Caso em Campus Federal”. A pesquisa foi premiada no Congresso de Iniciação Científica (CONGIC), realizado durante a VII Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX).

“Receber esse prêmio foi uma grande e feliz surpresa! Sinto-me imensamente realizada, especialmente por se tratar de um reconhecimento vindo da comunidade acadêmica do IFRN”, afirmou a docente. Como não pôde comparecer ao encerramento do evento, a notícia chegou a ela algum tempo depois, tornando o anúncio ainda mais inesperado.

A apresentação faz parte de um projeto elaborado no doutorado de Lidiane, com foco em contribuir para a gestão pública por meio da análise do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), iniciativa que vem sendo implementada em diversos órgãos federais. O estudo aprofunda a compreensão sobre as práticas dos técnicos-administrativos em educação, apontando caminhos para melhorar os processos de avaliação e resultados institucionais.

Para a professora, a conquista vai além de uma medalha ou certificado: “Essa premiação representa um importante incentivo para seguir me dedicando ao trabalho que tanto amo na área de pesquisa”.

Com essa pesquisa, Lidiane reforça a relevância de estudos que associam a produção acadêmica às demandas da gestão pública, demonstrando como a atuação da comunidade científica pode gerar impactos positivos para o funcionamento das instituições federais de ensino.

Já na categoria de pôsteres, o trabalho vencedor foi “Dinâmicas e Desafios para a Prática Profissional de Egressos do Sistema Prisional: Estudantes do IFRN”, vinculado ao Projeto Alvorada.

Para a coordenadora pedagógica do Alvorada, professora Edneide Bezerra, o prêmio valida o esforço coletivo da equipe e a relevância social do estudo. 

“Ficamos muito felizes com esse resultado. Ter o primeiro lugar na categoria de ciências humanas é ver reconhecido um trabalho que o grupo vem desenvolvendo e que está sendo realizado em paralelo à execução do Projeto Alvorada. A prática profissional e o estágio são momentos inquietantes, pois nos fazem refletir sobre a inclusão da pessoa egressa do sistema prisional no mundo do trabalho. Essa pesquisa tem trazido reflexões importantes que nos ajudam a pensar sobre essa problemática.”, comentou. 

As conquistas reforçam o papel do Campus Natal – Zona Leste na produção de conhecimento científico e na transformação social por meio da pesquisa e da extensão. 

Para o Diretor-Geral do campus, professor José Roberto Santos, a conquista simboliza o esforço coletivo da comunidade acadêmica:

“A notícia de dois prêmios em primeiro lugar, do trabalho desenvolvido aqui no nosso campus, pelos docentes e discentes que se envolvem nas atividades, mostra o resultado desse engajamento. Esse comportamento de dedicação se reflete no que eles conseguem fazer nas áreas específicas e nas pesquisas realizadas aqui no campus.”, comentou.

Os trabalhos premiados evidenciam tanto a valorização das práticas administrativas na instituição quanto o compromisso em promover inclusão e oportunidades para públicos historicamente vulnerabilizados, como os egressos do sistema prisional.

Sobre a SECITEX 

A SECITEX é o maior evento acadêmico-científico e cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Em sua sétima edição, a SECITEX voltou a reunir estudantes, servidores e a sociedade para apresentar o conhecimento produzido no ensino, na pesquisa, na extensão e na internacionalização.  

Ao todo, em 2025, foram 3470 participantes inscritos, 171 avaliadores, e 659 trabalhos submetidos para os três dias de evento.